Aston Martin DBR9 1/24

Mostra aqui os teus projectos finalizados
GUSTAVO
Registado: terça jan 17, 2006 4:48 pm

Mensagem por GUSTAVO »

Já agora permite-me uma sugestão: porque não apresentas um capítulo em que se explica a "montagem" de peças em foto incisão?

Para um novato como eu era uma delícia.
rosso corsa
Registado: quarta fev 21, 2007 8:32 pm
Contacto:

Mensagem por rosso corsa »

Boa noite Gustavo,

Vê este link, explica muito bem como se deve trabalhar com a foto incisão, e podes aproveitar para ver também outras técnicas, tem coisas fantásticas.

http://www.italianhorses.net/Tutorials/Photoetch/pe.htm

Está em Inglês, se tiveres problemas com a tradução usa este site,

http://babelfish.altavista.com/

Se ficares com alguma duvida está á vontade para a colocares.

Um abraço
Última edição por rosso corsa em segunda jan 07, 2008 9:17 pm, editado 1 vez no total.
ProfeSM
Registado: segunda mai 24, 2004 5:55 pm
Contacto:

Espectacular

Mensagem por ProfeSM »

:D Rosso Corsa esta modelo está simplesmente espectacular. Muitos parabéns, para além de ser um lindo carro de competição está muito bem montado. E deve ser daqueles casos de "ao vivo" ser ainda mais fixe de ver. Quando será que o poderemos ver ao vivo? ModelTróia? ModelScala?
Um grande abraço e muitos parabéns do ProfeSM.
Marcelo Teles
Registado: terça ago 10, 2004 4:08 am

Mensagem por Marcelo Teles »

Belo trabalho Rossocorsa, parabéns.
http://marcelo-teles.blogspot.com/" onclick="window.open(this.href);return false;
evandro.ebert
Registado: quinta jan 24, 2008 1:23 am

Mensagem por evandro.ebert »

Parabéns pelo trabalho. Está fantástico.
Campinas - SP - Brasil
NightWolf
Registado: sábado abr 01, 2006 4:00 am

Mensagem por NightWolf »

Parabens pelo trabalho,faço coro com meu amigo evandro..espetacular!
Aliás,esse carro veio competir no brasil alguma vez?
Me lembro ter viusto fotos de um desses no ano passado em interlagossão paulo.

abraços!
LUTAR SEMPRE,VENCER TALVEZ,DESISTIR,JAMAIS!
alvarol
Registado: quinta jan 24, 2008 9:42 pm

Mensagem por alvarol »

Olá Rosso Corsa, os meus parabéns, conseguiste um modelo lindo!, o ASTON MARTIN do Lamy é para mim um dos GT's mais bonitos e impressionantes que se construiram na última década e o teu trabalho fez-lhe justiça. :shock:
Também tenho este modelo da Renaissance e devo confessar que apesar de ser extraordinário a nível de pormenor ( como por exemplo os fotogravados e o facto de poder montar a porta aberta ), é no entanto geral na gama da Renaissance uma distorção nas porporções e formas dos carros, (também no PANOZ 1/24 se vê isso mesmo), talvez por isso nunca me tenha sentido com "aquela pica" para o começar a montar, no entanto o teu trabalho consegiu fazer passar isso para um plano secundário, gostava de ver mais trabalhos teus, será que tens aqui no fórum alguma galeria?, um abraço e continuações de bons modelos!
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
rosso corsa
Contacto:

Obrigado pelos comentários pessoal, montar uma peça destas dá-me sempre muito prazer, mas é sempre melhor quando o nosso trabalho é apreciado.

Alvarol, a mim as proporções deste carro não me parecem erradas, mas a minha escala preferida é 1/43, e talvez tenha uma perspectiva diferente, aprecio bastante estes kit's feitos a "olho", sem a ajuda de computadores.
Muitas vezes têm erros crassos, como este em que um dos lados é mais curto cerca de 2 mm, mas têm pormenores fantásticos em fotoincisão e peças de aluminio torneado.
Tenho para montar o mesmo modelo da MFH, que é muito superior em termos de qualidade de moldagem, practicamente não tem rebarbas e bolhas, mas também é muito mais simples nos pormenores, tanto interiores como exteriores. No final penso que o Renaissance é melhor escolha.
alvarol

Mensagem por alvarol »

Boas noites Rossocorsa, tens toda a razão quando dizes que admiras estes modelos "feitos a olho", também eu não teria já muito interesse no modelismo se não fossem estes pequenos fabricantes artesanais, são eles e só eles que editam os meus temas preferidos à escala, no entanto não deixa de ser verdade que os há melhores e os há piores, uns, sendo mais correctos por exemplo nas linhas e porporções não são tão completos no pormenor ou nas diversas possibilidades de acabamento (versões), é um tópico que daria pano para mangas!, no entanto se quiseres confirmar a minha opinião sobre este modelo repara apenas no pormenor de a traseira ser completamente plana ou "chata" enquanto no carro real ela é toda subtilmente arredondada, pode não ser importante para alguns porque no fundo este kit permite assim mesmo excelentes resultados ( o teu modelo é a prova disso mesmo! ), mas se puderes procura na net imagens do DBR9 da SPARK na escala 1/24, é para mim o mais correcto de todos, mesmo talvez superior ao da AUTO-ART na escala 1/18. Um abraço! :wink:
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
DFV
Registado: quarta mar 17, 2004 11:23 am

Mensagem por DFV »

Belo, parabéns.
Pequena pergunta: o carro do Lamy não era o das faixas vermelho fluo/rosa (em vez de amarelo)? Não que isso faça desmerecer o trabalho de forma alguma.
Se me permitem "meter a colher" na conversa, este é um daqueles kits que está cheio de pequenos pormenores de simetria errados. Como quase todos os kits realmente artesanais - moldados à mão. Cabe a cada um avaliar se a forma serve o objecto ou não. Neste caso (tenho um ali na caixa...) acho que serve muito bem.
As comparações com a MFH são justas, mas não se pode perder de vista que, segundo creio, os MFH são feitos a partir de planos de fábrica e programas de computador (tipo CAD). E que, custam quase o dobro.
Há uma "tradição" de trabalho artesanal, com moldes feitos à mão, em que as formas e proporções são obviamente resultado da interpretação pessoal do autor do molde. O grande André Marie Ruf dizia muito claramente que, deformava propositadamente determinadas proporções para lhe parecerem bem à escala. Quem trabalha a partir de planos de fábrica não faz isto. O Etienne Dhont (Senhor Renaissance) é confessadamente discipulo deste métido - aliás, há links onde o podem ver a desenvolver um novo molde, literalmente a partir de um "calhau" de massa de modelar.
Enfim, a cada um a sua escolha. Para a minha bolsa e para o meu gosto, a variedade e qualidade da Profil24, Renaissance ou Scale Designs (entre muito outros) servem perfeitamente. Mas para outros só a perfeição de um MFH chega. Como diz a minha mãe, "ainda bem porque senão andávamos todos vestidos da mesma cor". É uma sábia Senhora.

Zé
Morbius
Registado: segunda nov 26, 2007 11:07 am

Planeta de Agostini

Mensagem por Morbius »

Buenas ppl acho que este kit esta a nivel de Die-Cast no nova colecção da Planeta De Agostini sobre as 24 h de le Mans...
1@braço
lucas
Registado: terça mar 16, 2004 12:42 pm

Mensagem por lucas »

??
alvarol

Mensagem por alvarol »

Bom dia DFV e bem vindo ao tema, fico contente por ser um tópico em que mais alguém está interessado, de volta à conversa na verdade esta é a decoração correcta do carro de Lamy no ano de 2006, ano em que fez parceria com Sarrazin e com Ortelli, quanto à questão da comparação do kit da Renaissance com o da MFH, nem sequer vale para mim a pena pois parece-me que também o MFH falha na reprodução da forma e proporção parecendo atarracado em comparação com o original, neste caso prefiro o Rennaissace, porque apesar do que está mal (acreditem que já gastei várias horas a olhar para ele comparando-o não só com o MFH mas também com o SPARK e com fotos do original), dizia eu que apesar de haver coisas que estão mal, elas podem ser corrigidas com a vantagem de que a nível de detalhe (foto-incisões e pequenas peças torneadas em alumínio por exemplo) o Renaissance é superior, aliás esta é a marca "rainha" para mim no que diz respeito à possibilidade de acrescentar mais algo que pode fazer muita diferença no modelo final.
De volta à MFH, pessoalmente não tenho dúvida de que é o fabricante que produz os modelos mais espectaculares de sempre nas escalas intermédias(1/24 e 1/20), no entanto não está livre das suas pequenas nuances a nível de representação da forma, só por exemplo os Ferrari 166 e a série 250 SWB que me parecem também um pouco "fora".
Hoje em dia a MFH utiliza as tecnologias CAD. CAM e CNC para a elaboração de muitas das suas peças, sobretudo a nível dos chassis (vejam os chassis dos Alfa, séries TZ e também os 33), já as carroçarias parecem-me continuar a ser desenvolvidas à mão e é aqui que a porca torce o rabo, poi há artistas e artistas!, se me permitem uma critica ao sr. ethienne, não percebo muíto bem o seu "método" mostrado no seu website em que elabora este Aston a partir de uma base de Panoz, apenas não me faz muíto sentido e não sei se isto não terá tido o seu peso nessas pequenas falhas deste modelo!, se isso me impede de comprar e apreciar os seus modelos? a resposta é não! tenho alguns, e considero-me um felizardo por tal!
rosso corsa
Contacto:

Boas pessoal, é mesmo muito bom falar um pouco de resinas :)

DFV, este é mesmo o carro do Lamy, de todas as provas de que vi fotos é realmente a unica vez em que corre com o carro verde florescente, e não o laranja. O que é bom para os coleccionadores do tema já que sempre varia um pouco.

Concordo tanto com o DFV como com o Alvarol quanto aos "erros" dos modelos efectuados á mão, cada um tem as suas perspectivas visuais ,e no fundo eu dou mesmo é muito valor a quem vai conseguindo colocar estes kits no mercado.

Concordo que o DBR9 de Renaissance tem a traseira um pouco "pesada", mas ao reparar em algumas fotos do carro real até não está muito fora da realidade.
A questão é que o Etienne Dhont faz os master mesmo a olho, como diz o DFV, "em que as formas e proporções são obviamente resultado da interpretação pessoal do autor do molde" e quando o está a fazer tem como referência várias fotos do carro e aquilo que lhe ficou na memória quando o viu ao vivo.
O que fazem alguns modelistas, para conseguir obter os resultados que pretendem é pegar em dois kits e tirar o melhor de cada um deles, alterando mesmo formas do carro que não lhes parecem muito correctas.

Mas como diz o Alvarol este tema tem muito pano para mangas, ainda há dias li num forum internacional sobre o Aston DB4 Zagato, alguns modelistas e coleccionadores consideravam o famoso kit da LePhoenix em 1/43 muito feio e completamente fora das porporções do carro real e outros acham-no a melhor interpertação do carro alguma vez efectuada. Eu concordo que é a melhor miniatura desse carro, (infelizmente atingiu preços altissimos) e quando o comparo com fotografias do carro real acho que consegue captar, não tanto as linhas do real com exactidão, mas principalmente o "espirito" do carro e as suas formas um pouco brutas.

DFV, o DBR9 da MFH tem um preço similar ao da Renaissance, pois não é um superdetalhado como a maioria da gama deles, maioria essa a que eu gostaria muito de deitar a mão :D . Têm uma gama fantástica tanto na Formula 1 como nos GTs e Protótipos, já agora Alvarol, um P4 deles ficava mesmo muito bem ao lado do teu Ford MKIV.

Alvarol, fazer um BDR9 com base num Panoz parece muito estranho, mas é apenas porque têm uma distancia entre eixos idêntica, e poupa muito trabalho de base como a defenição das cavas das rodas mas que deve fazer diferença do que partir do zero lá isso deve.
Quanto a detalhes realmente concordo que é muito dificil superar a Renaissance, na escala 1/43 saliento a gama dos Porsche 934/935 Martini, são fantásticos.
alvarol

Mensagem por alvarol »

Boas! Rossocorsa, desculpa lá qualquer coisinha mas quando disse que discordava do "método" do sr. ethienne é porque era mesmo isso que queria transmitir,; discordância!, se reparares nas fotos no site nem sequer a distância entre eixos é a mesma, de facto é a primeira coisa que ele faz é cortar o Panoz ao meio e depois acrescentar-lhe um "aumento" para que a distância corresponda, mas por aí ainda vai que não vai, no fundo ele procura apenas uma base para começar a construir o Aston! agora quando já numa fase de prototipagem avançada ele chega de repente à conclusão que lhe faltam uns valentes mm. (talvez um cêntimetro a julgar pelas fotos) no total da largura e decide cortar o protótipo ao meio para mais uma vez acrescentar o que falta, então aí é que eu escrevo "método" (entre aspas!), ainda assim esqueceu-se de tirar as medidas à altura do tejadilho pois se reparares toda a área envidraçada está visivelmente baixa, dando ao modelo aquele ar agachado, é a primeira coisa e a mais importante a fazer quando se faz um modelo à escala, tirar medidas, muitas medidas e correlacioná-las entre elas, posteriormente é esta correlação que nos vai ajudar a posicionar no todo do modelo tudo o que é mais pequeno ou secundário em relação à forma de base (por exemplo os puxadores de portas, um bocal de combustível e mesmo o inicio e fim de cada painel de carroçaria) ora, de certeza que não foi o caso do Sr. Ethienne neste Aston!, daí todas aquelas nuances e assimetrias do modelo! ora o que é que este Sr. seria capaz de fazer se o fizesse com método? se o que o faz sem ele já me parece bom?
Quanto a interpretação pessoal, acredito que quando tentamos fazer um modelo de algo que existe na realidade, esse modelo terá de ser o mais fiel possível ao original (foi nisso que se baseou no início o modelismo estático) senão corremos o risco de entar no campo das caricaturas ou da ficção científica! :? como também elas de facto existem no modelismo! (caso dos "EGGPLANES"), mas aí é outra conversa, estamos a falar de distorções que são propositadamente induzidas nas formas originais para salientarmos um "espirito" (se assim lhe posso chamar) do objecto verdadeiro, agora um fabricante afirmar que numa representação sua à escala de um modelo como numa Renaissance ou de um MFH ou mesmo um Studio27,qualquer distorção que exista é uma "interpretação sua" parece-me fraca desculpa do artista. Saudações!
Responder