Ferrari 512 TR

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Carlos Jorge
Registado: sexta dez 17, 2004 4:44 pm
Contacto:

Re: Ferrari 512 TR

Mensagem por Carlos Jorge »

A sério, volta a tomar aqueles calmantes do psicólogo, ver se dormes... :D :D :D

Está a ficar bem castiço, hei-de ver o tópico todo de raiz para fazer uns comentários...

Cumprimentos,
Carlos Jorge
Imagem
Imagem
Imagem
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Mensagem por JMCARC1 »

Olá Carlos,

Eu estou a tomar os calmantes :lol: por isso é que está tudo a sair com tanta calma.

Obrigado pelos teus comentários.

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá pessoal.

Depois de algum tempo sem dar novidades, aqui ficam mais uma fotos da (lenta) evolução deste modelo. Eu sei que devia estar a ser mais produtivo para manter a motivação... pelo menos nesta fase em que não é tão necessário medir e pensar em como devo realizar algumas ideias, mas o tempo disponível e a vontade não tem ajudado :oops:

Mas deixando de lametações, aqui vai:

A parte dianteira da porta é composta por um remate vertical e uma estrutura de reforço interior, como ser vista na foto seguinte.

Imagem

A minha ideia inicial, uma vez que esta zona seria pintada de preto, era deixar a abertura existente, mostrando o sistema das dobradiças como uma espécie de lembrança para o futuro. No entanto, o modelo real não é assim...! Desta forma, tapei a zona dianteira com um pedaço de evergreen, deixando espaço para a entrada dos espigões das dobradiças.

Imagem

Imagem

Esta é uma das falhas deste sistema, pois aquele espaço tem de ficar sempre aberto. Caso tivesse usado dois espigões e um perno, não teria este problema.... mas estamos sempre a aprender!!! :-k

Para reproduzir a estrutura de reforço, cortei outro pedaço de evergreen com a forma pretendida...

Imagem

... que foi posteriormente colado na zona apropriada.

Imagem

Em seguida queria colar as pequenas chapas triângulares horizontais que se vem na foto do modelo real, e que unem o pivot das dobradiças, mas ainda não sei se será possível devido aos referidos buracos ](*,) ... talvez numa solução de compromisso!

Enquanto estas peças iam secando, fui centrando a atenção da parte traseira do interior da cava da porta, e em especial na nervura vertical interior que existe nesta zona curiosa.

Imagem

Para tal, colei uma tira de evergreen com a espessura e largura apropriadas...

Imagem

... e cortei o excedente na parte superior, aproveitando para "moldar" a extremidade superior

Imagem

Nenhuma desta zonas está ainda terminada, pelo que as próxima actualizações continuaram centradas nesta zona... digo eu! :roll:

Espero que estejam a gostar.

João
Adolfo
Registado: quinta fev 14, 2008 11:42 am

Mensagem por Adolfo »

Bem este modelo está a ser levado ao extremo.... e ainda bem, pois está aqui um trabalho MARAVILHOSO.
Seria engraçado montar este modelo tal e qual as instruções da caixa e representar ao lado deste depois de finalizado.... devia de ser barbáro :)
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

Ó João, quanto à falta de motivação, não há nada que 24 horas de Modelismo não curem :twisted: :twisted: :twisted:

Vai ver que fica prontinho da silva, mesmo sem utilizar o aerógrafo :twisted:

Art
Morbius
Registado: segunda nov 26, 2007 11:07 am

Mensagem por Morbius »

excelente amigo não sei se é ilusão optica ou não em relacão à foto que tens da porta , mas que te parece em termos de proporção da largura desta em relação ao tamanho do habitáculo.
na foto real da a sensação de ser mais estreita....que te parece? :oops:
Modelos Acabados : 1/24 Jaguar XJ220
viewtopic.php?f=5&t=9303" onclick="window.open(this.href);return false;
1/6 Mv Agusta 750 :
viewtopic.php?f=5&t=5405" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
viewtopic.php?f=5&t=6383" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 Ferrari F1 87:
viewtopic.php?f=5&t=6421" onclick="window.open(this.href);return false;

" So Many Idiots ... So Few Bullets" :(
art

Mensagem por art »

Não lhe digam isso, que o homem já nem vai dormir! :D

Art
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Obrigado a todos pelas vossas palavras.
art Escreveu:Não lhe digam isso, que o homem já nem vai dormir! :D
Por enquanto, dormir ainda vou, mas tenho de dar uma vista de olhos com mais atenção na hora do almoço!

Morbius Escreveu:excelente amigo não sei se é ilusão optica ou não em relacão à foto que tens da porta , mas que te parece em termos de proporção da largura desta em relação ao tamanho do habitáculo.
na foto real da a sensação de ser mais estreita....que te parece? :oops:
Morbius, sempre me pareceu que a cava da porta estava um pouco mais larga que o ideal, mesmo se pouco posso fazer pois tem sempre de haver um compromisso entre as peças da Tamiya e as da Rosso (não esquecer que este modelo não existe como tal, não se limitando a uma abertura das portas!).

No entanto, a diferença enorme que se pode ver nas fotos - à parte de um pouco de ilusão de óptica - deve-se (penso eu :roll: ) à superfície do modelo ainda não estar acabada. No modelo, esta superfície está na sua máxima largura sem remate ou saliências, enquanto na foto real, a mesma área (dimensão) é dividida pela aba da carroçaria, pela protecção plástica da embaladeira (cujo padrão de borracha em volta do logótipo Ferrari ainda ajuda a parecer mais estreita) e pela borracha de fecho da porta.

Imagem

Imagem

Caso se venha a confirmar que está demasiado larga, só posso desbastar um pouco por fora da carroçaria e tentar disfarçar um pouco com a borracha de fecho da porta - sim, tb estou a pensar reproduzi-la :lol: ... seja como for, obrigado pelo alerta :wink: ... vou ver com melhor atenção.

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

art Escreveu:Ó João, quanto à falta de motivação, não há nada que 24 horas de Modelismo não curem :twisted: :twisted: :twisted:

Vai ver que fica prontinho da silva, mesmo sem utilizar o aerógrafo :twisted:

Art
Será mesmo? O ano passado a produção não foi grande coisa, mesmo se ainda fiz uma jante inteira de raios e tive a primeira experiência com um aerografo...

Mas a minha falta de motivação deve-se tanto a cansaço e muito trabalho, como a uma negociação modelistica, que espero se concretize, e que me tem posto a cabeça no ar. Com sorte, haverá novidades para breve...:wink:

João
art

Mensagem por art »

JMCARC1 Escreveu:negociação modelistica, que espero se concretize, e que me tem posto a cabeça no ar. Com sorte, haverá novidades para breve...:wink:
Hmmm... parece que a febre do coleccionismo de caixas pega-se :D :D :D

Art
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

art Escreveu: Hmmm... parece que a febre do coleccionismo de caixas pega-se :D :D :D
Pois, mas esta é uma "senhora caixa" :wink:

João
art

Mensagem por art »

Será que se perfila uma colecção de caixas Pocher? :twisted:

Art
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

art Escreveu:Será que se perfila uma colecção de caixas Pocher? :twisted:

Art
:-" :-" :-"
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos.

Desta vez não é um update que me trás aqui, mas sim a partilha de uns pensamentos.

No fim-de-semana passado, nas vésperas de fazer 92 anos, o meu avô (que me criou até aos 13 anos) esteve um pouco a ver-me fazer este modelo. Depois de um pouco calado, perguntou o que tinha acontecido aquele modelo antigo que estava a fazer. Estava acabado? Tinha desistido? Expliquei-lhe que estava a fazer algum mais avançado do que era habito, e que me tinha saturado um pouco de tanto tempo a tentar contornar problemas e a arranjar soluções.

Foi com alguma angustia que se passou este dialogo...afinal tinha prometido a mim mesmo que o próximo modelo que acabaria seria um destes clássico dos quais ele tanto gosta! E com a idade que tem, as hipóteses de ele o ver acabado começam a diminuir de forma considerável! Após a minha resposta, dele sentou-se no sofá a ver televisão e não fez mais perguntas, mas eu fiquei com um nó na garganta.... e sem saber o que fazer!

Ora, se por um lado a motivação sobre este 512TR já foi maior, por outro não queria começar mais nada antes de acabar algum modelo, e o 8C 2300 LM está longe de ficar acabado! Estive a ver os modelos disponíveis e até tenho um 6C 1750 Gran Sport (serviu de base a algumas peças do irmão mais velho) e que penso que podia ser rápido a fazer, pois não tem grandes dificuldades, mas....

Assim, é possível que os updates deste 512TR se tornem mais espaçados, sabendo que alguma coisa eu vou fazer na Réplica... e será italiano eh, eh.

Desculpem a conversa lamechas, mas a vida é assim mesmo.

João
Adolfo
Registado: quinta fev 14, 2008 11:42 am

Mensagem por Adolfo »

todos nós temos um amor pelo modelismo mas existem sempre valores bem mais altos... eu falo por mim, por exemplo se estou todo empolgado a "tentar" modelar e a minha filha (5 anos) se põe ao meu lado e diz que está giro e depois diz se podemos ir até aos escorregas... n sou capaz de dizer que não mesmo que esteja no meio de algo importante!!!, como disse todos gostamos de modelar mas á coisas que não somos capazes de controlar.
Vamos lá meter mãos a esse modelo... o 512 pode esperar :)
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)
Responder