1º Modelo DF - FUJIMI Audi 90 2.3E

Partilha aqui os teus dotes de modelista
DFDesign
Registado: terça abr 28, 2009 9:40 am

1º Modelo DF - FUJIMI Audi 90 2.3E

Mensagem por DFDesign »

Boas noites a todos,

Bem como estava a ver que a conversa já era muita, e pegar no Audi tá quieto, decidi então arrancar com ele...

Seguindo as instruções de montagem, fui cortando, lixando e preparando as peças aos poucos...

Ainda não colei quase nada, pois decidi pintar enquanto estão separadas, como os bancos e assim...

Portanto, colei só o geral, algumas coisas ao body, mas essencialmente, o trabalho hoje foi de corte e costura, por assim dizer :P

Mas como o que o ppl gosta é das fotos, aqui vão elas:

:arrow: O grande momento:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

:arrow: O primeiro corte:

Imagem

:arrow: A primeira lixadela: (ficou com marcas... mas passei a unha, e não sinto nada... portanto axo k está bom :P LOL)

Imagem

:arrow: Aqui já algumas coisas no sitio para testar:

Imagem

:arrow: Os bancos e o volante já colados, e o tablier só no sitio para testar...

Imagem

Imagem

Imagem

:arrow: Os espelhos, o aileron e o spoiler no tecto de abrir já no sitio com cola, e os farois da frente no sitio para testar ;)

Imagem

Imagem

:arrow: Só mais umas fotos :P

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E pronto, foi assim que tudo se deu inicio... :D comentem, opinem, critiquem, estejam a vontade ;)
Última edição por DFDesign em terça jul 28, 2009 9:39 am, editado 1 vez no total.
______

Abraço
DF
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Re: 1º Modelo DF - FUJIMI Audi 90 2.3E

Mensagem por borntobedevil »

Até que enfim... "tava" a ver que só depois do curso completo é que ias passar à prática!!!!! :twisted:

As minha opiniões:

As boas... Dá para notar que estás a fazer tudo com muito cuidadinho, o que é mesmo bom!

As más... não devias separar os "vidros" tão cedo, pois se demoras na montagem a probabilidade de se riscarem e ficarem com mau aspecto é muito maior!

As não sei se... se as peças que colaste na carroçaria são para ficar preto brilhante tudo bem, se são para ficar preto mate devias trabalha-las em separado para evitares isolamentos!

Meras opiniões minhas, espera por mais! :D

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Adolfo
Registado: quinta fev 14, 2008 11:42 am

Mensagem por Adolfo »

Sim sr. já tens o curso de modelismo avançado, olha que eu no principio nem testava era cortar e colar depois é que via que não "encaixava " lá muito bem :)
Força no plástico.
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)
nuno22467
Registado: segunda fev 19, 2007 10:29 pm

Mensagem por nuno22467 »

Olá,
Belo início, parabéns!
Suponho que vais aplicar primário, por isso dá uma lixadela muito suave às «linhas de molde» que são visíveis p.ex nas esquinas da traseira; usa lixa 1000 ligeiramente molhada.
E atenção aos faróis que destacaste para verificar o encaixe: são das últimas peças a colar, mas por mistérios insondáveis costumam esfumar-se, por isso guarda-os na caixa dentro de um plástico até chegar a hora de colar... :wink:
Quanto ao resto, já que é um kit Fujimi, deixo-te uma dica: podes pegar nas grelhas ainda com as peças todas, bem como aquelas que já colaste (excepto as transparentes) e dá-lhes um banho de água morna; esfrega-as com uma escova de dentes usada com dentífrico baratucho e deixa secar bem. Depois é só dar uma mão de primário nas grelhas/peças: assim desengorduras as peças, eliminas a estática e fica fácil de pintar a spray ou a pincel.
Bom progresso,
Nuno.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

Só comento para dar apoio, visto que não sou perito no plástico.
Mas segue as indicações dos colegas que comentaram antes de mim, pois esses sabem o que dizem (e o que fazem!) :wink:

Art
Adolfo
Registado: quinta fev 14, 2008 11:42 am

Mensagem por Adolfo »

art Escreveu:Só comento para dar apoio, visto que não sou perito no plástico.
Mas segue as indicações dos colegas que comentaram antes de mim, pois esses sabem o que dizem (e o que fazem!) :wink:

Art
No que me diz respeito estás a ser modesto :mrgreen: :mrgreen:
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)
lobito
Registado: quarta mar 18, 2009 5:23 pm

Mensagem por lobito »

Muito bem DF estas no bom caminho se precisares de alguma coisa avisa
[[]]
DFDesign

Mensagem por DFDesign »

Sim sr. já tens o curso de modelismo avançado, olha que eu no principio nem testava era cortar e colar depois é que via que não "encaixava " lá muito bem :)
Realmente, tentei fazer tudo com o maior cuidado, e seguindo as instruções de um mestre... lol
Suponho que vais aplicar primário, por isso dá uma lixadela muito suave às «linhas de molde» que são visíveis p.ex nas esquinas da traseira; usa lixa 1000 ligeiramente molhada.
E atenção aos faróis que destacaste para verificar o encaixe: são das últimas peças a colar, mas por mistérios insondáveis costumam esfumar-se, por isso guarda-os na caixa dentro de um plástico até chegar a hora de colar... :wink:
Quanto ao resto, já que é um kit Fujimi, deixo-te uma dica: podes pegar nas grelhas ainda com as peças todas, bem como aquelas que já colaste (excepto as transparentes) e dá-lhes um banho de água morna; esfrega-as com uma escova de dentes usada com dentífrico baratucho e deixa secar bem. Depois é só dar uma mão de primário nas grelhas/peças: assim desengorduras as peças, eliminas a estática e fica fácil de pintar a spray ou a pincel.
Sim, por acaso estava a pensar dar primário, mas não sei qual a cor final da carroçaria... pois realmente, n devia ter tirado os farois, vou tentar ter o maior cuidado :S

Quanto ao banho, fiz isso logo no inicio, lavei com agua e sabonete as peças todas, ainda no "sprue", agora realmente dar uma de mão de primario na grelha é boa ideia... mas depois quando corto e lixo não vai sair?
Muito bem DF estas no bom caminho se precisares de alguma coisa avisa
Obrigado ;) se kiseres aparecer para umas montagens e umas loiras ;)

Obrigado pelos coments ppl,
______

Abraço
DF
borntobedevil

DFDesign Escreveu:
Quanto ao banho, fiz isso logo no inicio, lavei com agua e sabonete as peças todas, ainda no "sprue", agora realmente dar uma de mão de primario na grelha é boa ideia... mas depois quando corto e lixo não vai sair?
Df quanto ao dares primário ainda na grelha, só tens que analizar bem as peças para ver quanto trabalho de lixa irão precisar, se for muito acho que é um desperdicio de primário (estamos na altura de aperto!), já que depois quer queiras quer não vais ter que lhe dar outra demão, se for só nas zonas de corte passa a ser boa ideia, pois bastas "retocares" e não precisas de dar uma demão completa!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
DFDesign

Mensagem por DFDesign »

Bem, hoje foi dia de avançar mais um pouco no audi, decidi exprimentar o putty, e então inventei algo para betumar :D

aqui ficam as imagens:

Antes:

Imagem

Betumado:

Imagem

No entanto, depois consultei a biblia do curso de modelismo, e descobri que secalhar convem usar a fita para nao estragar alguns detalhes, foi então que:

Imagem

Agora, tenho uma pergunta, depois de tirar a fita (antes do putty se calhar) tenho de lixar com cuidado no sitio onde ta o putty, se não ele vai acabar por ir para as fendas, correcto?
Última edição por DFDesign em terça jul 28, 2009 9:39 am, editado 1 vez no total.
______

Abraço
DF
borntobedevil

Df primeiro se vais betumar isso não estou a perceber como vais entrar no carro!!!!!!!!! :twisted:

Quanto a fita pode dar jeito, mas nesse sítio não é necessária, pois o putty não é líquido como a tinta, mas se por acaso quiseres experimentar e utilizar, não uses a fita como isolamento, usa-a somente como protecção e aproveitas para pelo menos lixar o maior com a fita no sítio, pois assim poteges o resto!

Espero ter-me feito entender.

Devil
DFDesign

Mensagem por DFDesign »

borntobedevil Escreveu:Df primeiro se vais betumar isso não estou a perceber como vais entrar no carro!!!!!!!!! :twisted:

Quanto a fita pode dar jeito, mas nesse sítio não é necessária, pois o putty não é líquido como a tinta, mas se por acaso quiseres experimentar e utilizar, não uses a fita como isolamento, usa-a somente como protecção e aproveitas para pelo menos lixar o maior com a fita no sítio, pois assim poteges o resto!

Espero ter-me feito entender.

Devil

LOLOLOL isto é muito a frente, agora usa-se comandos para abrir as portas :P

o motivo da fita, é para nao tapar os recortes das portas e outros detalhes... é k ja fiz uns riscos com o x-acto para tirar o putty la de dentro :S
______

Abraço
DF
ryk
Registado: domingo jun 25, 2006 12:36 pm

Mensagem por ryk »

estas a fazer um bom trabalho. força nisso.
DFDesign

Mensagem por DFDesign »

Boa noite a todos,

Depois de uma longa ausência, justificada com o motivo de ter-me dedicado inteiramente a escola, para poder entregar/realizar o projecto final, voltei agora ao activo, e retomei esta construção...

Como não vos mostrei o resultado do betume, e da aplicação do "primario", Branco mate da Tamya, aqui ficam umas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Bem, como aquela aplicação do "primário" não tinha corrido bem, decidi então remover a tinta para voltar a fazer as coisas...

Decidi então usar a tão falada Acetona made in PingoDoce, e depois de alguns cotonetes, decidi "mergulhar" o modelo na acetona que trouxe do pingo doce...

entao aqui fica o resultado do banho em 5frascos de acetona, e um banho de agua logo a seguir:

Imagem

Imagem

Imagem

Agora vou retomar o betume e a pintura... desta x com primário a sério, mas decantado e aplicado a aerografo... AHHHH experimentando primeiro em plástico... (só tenho de descobrir o que vou usar para testar...)
______

Abraço
DF
Calmcacil
Registado: terça jul 28, 2009 3:18 pm

Mensagem por Calmcacil »

gostei do resultado...
e como já te disse no msn usa spray... não tenhas medo, treina em alguma coisa primeiro

eu ate que gosto desse modelo, mas vou gostar mais quando o vir acabado :mrgreen:

vá apressa-te se não ainda acabo o nsx e o rx7 antes de ti :lol: :lol:
Responder