Ferrari 126C2 Turbo 1982 Imola 1:20 Fujimi

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Responder
tito
Registado: segunda mai 11, 2009 3:26 pm

Ferrari 126C2 Turbo 1982 Imola 1:20 Fujimi

Mensagem por tito »

Viva!!

Como prometido decidi colocar fotos dum modelo que estou a fazer há quase um ano.
Este projecto nasceu da minha admiração por Gilles Villeneuve e pelos bons momentos que proporcionou a todos os amantes do desporto rei. Apesar de na altura ser muito novo com o passar dos tempo fui ouvindo falar e vendo algumas corridas e fui ganhando uma grande admiração pelo príncipe da F1, um daqueles que merecia vencer um campeonato do mundo mas que o destino decidiu pregar uma partida…Tal como a Henri Toivonen.
Este é também um trabalho de homenagem ao meu avô, que faleceu pouco depois de eu iniciar este projecto e de quem eu herdei o gosto pelo detalhe e a paciência, embora ele não fizesse modelos à escala era um artista a fazer móveis..

No início do projecto a ideia era fazer um dois em um, o Ferrari 126 C2 Turbo de 1982 nas versões de San Marino e de USA West, um dos mais belos F1´s de sempre, concebido para ser campeão mas que não o foi devido às tragédias de Villeneuve e Pironi. No entanto por ter perdido uma das peças (recentemente recuperada graças à HLJ) acabei por deixar o USA West encostado e concentrar-me no de Imola.
Em relação a este carro, tem sido construído a conta gotas. No início a ideia era fazer o carro out of box, sem detalhes extra, no entanto decidi detalhá-lo o mais possível e por isso tem avançado aos poucos, até porque tenho feito bastante trabalho de pesquisa acerca deste carro.
Sem mais conversa, deixo aqui as fotos do que já fiz…Embora nestes últimos tempos o trabalho já esteja bem mais desenvolvido, mas não tive tempo de colocar mais fotos, coisa que farei nos próximos tempos…

O carro que pretendo reproduzir:

Imagem

Imagem

A qualidade dos moldes parece boa, à excepção de uma peça ou outra que não está bem detalhada…

Imagem

Imagem

As instruções de montagem:
Imagem

Imagem

Imagem

Após uma primeira pintura, decidi que o motor merecia uma atenção mais ao pormenor, vai daí fiz alguma pesquisa e cheguei a um impasse…
Vi motores quer com as coberturas dos cilindros de vermelho quer de cinzento, por isso decidi que um dos motores iria pintar de vermelho e outro de cinzento.

Imagem

Imagem

Após ter iniciado este trabalho a todo e vapor, ache que era um crime não detalhá-lo o mais possível, e decidi fazer umas aquisições de reforço:

Imagem

Aconselho a consulta da publicação, uma vez que é bastante útil para consultar alguns detalhes.

Neste momento o motor já se encontra bastante mais desenvolvido, mas ainda não tive tempo para colocar fotos, mas assim que possa irei colocar. Em relação à carroçaria e chassis, está neste estado:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Só irei detalhar mais esta parte quando tiver instalado o motor acabado de vez (em princípio hoje fica acabado :D )

As rodas e jantes também já estão acabadas há muito, embora já tenha lixado os pneus, coisa que nas fotos não aparece:

Imagem
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy
Carlos Valente
Registado: sábado fev 14, 2009 12:23 am

Re: Ferrari 126C2 Turbo 1982 Imola 1:20 Fujimi

Mensagem por Carlos Valente »

Olá Tito

Compartilho com voce a opinião que esse é um dos carros mais bonitos que a F1 já teve e por isso tenho 3 deles.
Faça o mais detalhado possivel pois o modelo merece.
Vou acompanhar esse belo trabalho
Abraço

Carlos
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

Não falo como fã do Villeneuve - o maior de todos, para mim - mas como Modelista:
Só tenho a dizer que, infelizmente, já não tens o teu avô para apreciar o teu trabalho. Ele teria todas as razões para ficar orgulhoso! =D>

Art
tito
Registado: segunda mai 11, 2009 3:26 pm

Mensagem por tito »

Viva!
Fazendo um pequeno upgrade do que tenho feito:

Após ter dado uma vista de olhos nas membranas que unem os radiadores ao motor pelas fotos da publicação achei que as do kit eram pouco realistas, daí ter cortado os excessos e ter colocado fita cola a imitar as membranas, pintar e posteriormente utilizar fio para imitar o que é utilizado nos ferraris.
Para pintar as membranas usei uma mistura de X-5 verde e de X-2 branco da tamiya.
Penso que o resultado geral ficou mais aceitável do que aquele que iria ficar se não fizesse isso.

Imagem

Depois de fazer as membranas, tratei de terminar a última parte do motor por agora, colocar tubos de vinil nesta peça. No entanto, através de alguma pesquisa vi que a peça onde os tubos se vão conectar é esta que vêm na imagem, a qual além de servir de ligação aos mesmos tubos também leva tubo de cor preta como aparece nesta imagem

Imagem

Depois de fazer alguns buracos na mesma vi que ia passar infernos para conseguir ligar os tubos à peça, por isso optei por não ligar os mesmos, até porque a peça vai ficar “escondida”, fazendo a penas e ligação do tubo de cor preta.

Imagem

Imagem

Neste momento este é o estado actual do motor, antes de fazer a ligação dos tubos de vinil de que falei, e que encontrei grandes dificuldades em efectuar a ligação :S

Imagem
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy
Responder