Mais um Ferrari 599 GTB Fiorano

Partilha aqui os teus dotes de modelista
GVilleneuve
Registado: quarta set 30, 2009 4:41 pm

Mais um Ferrari 599 GTB Fiorano

Mensagem por GVilleneuve »

Viva Caros amigos

Ofereceram-me este kit como prenda de aniversário, com alguns acessórios (as tintas para pincel indicadas, um spray da tamya para a carroceria - entretanto já trocado pelo Rosso Ferrari correcto, e uma embalagem de cola de agulha.

Como é o primeiro kit que monto, apesar de há ja algum tempo pretender fazê-lo, gostaria de ter algumas instruções visto que a parte da pintura me assusta bastante.

Do que vejo em fotografia a carcaça deste modelo de um outro amigo forista em azul está excelente. Que dicas me podem dar para ficar bem executado sendo que a pintura deste elemento será em spray? Vi por ai um comentário de que se iria passar verniz por cima...Verniz? Depois de pintado? Como?

Depois quanto aos pinceis. Para as restantes partes pintadas de que género de pinceis vou precisar? Mais uma vez, que dicas poderão ser úteis para a pintura a pincel?

Quanto à cola? Já vi uma dica...quanto menos melhor. Algo mais a ter em atenção?

Muito obrigado desde já,

Miguel Dinis
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Re: Mais um Ferrari 599 GTB Fiorano

Mensagem por borntobedevil »

Começa por tirar todas as rebarbas de moldagem da carroçaria com lixa fina, depois deverá levar primário que poderá ser da Tamiya ou outro, a seguir tinta e por fim se assim o desejares verniz.

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
António Cruz
Registado: quinta out 09, 2008 10:59 pm

Mensagem por António Cruz »

E faz isso com calma e sem medo.
Se alguma coisa correr mal, há sempre o maravilhoso óleo de travões e a acetona para tirar a tinta e fazer tudo de novo.

Aconselho-te a dar uma vista de olhos pelo fórum para ver alguns truques e sugestões e mesmo assim se tiveres duvidas questiona aqui, pois haverá sempre gente para te ajudar.

Boa sorte com a montagem e venham de lá fotos.

Um abraço.

Cruz
Em execução:
Honda CBR1100XX
`58 Chevrolet
À espera:
`63 Corvette
Nissan R390GT1
Kawasaki Ninja ZX-14
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Mensagem por borntobedevil »

António Cruz Escreveu: Se alguma coisa correr mal, há sempre o maravilhoso óleo de travões e a acetona para tirar a tinta e fazer tudo de novo.
António é sempre bom ver alguém com moral!!!! :lol: :lol: :lol:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
António Cruz
Registado: quinta out 09, 2008 10:59 pm

Mensagem por António Cruz »

borntobedevil Escreveu:
António Cruz Escreveu: Se alguma coisa correr mal, há sempre o maravilhoso óleo de travões e a acetona para tirar a tinta e fazer tudo de novo.
António é sempre bom ver alguém com moral!!!! :lol: :lol: :lol:

Devil

Tem de ser Devil :D :D :D

Um abraço

Cruz
Em execução:
Honda CBR1100XX
`58 Chevrolet
À espera:
`63 Corvette
Nissan R390GT1
Kawasaki Ninja ZX-14
Marcio Horácio

Mensagem por Marcio Horácio »

GVilleneuve Escreveu:Viva Caros amigos

Vi por ai um comentário de que se iria passar verniz por cima...Verniz? Depois de pintado? Como?

Muito obrigado desde já,

Miguel Dinis
Depois de pintado dá-lhe com "PRONTO" e vais vez o efeito final. :badgrin: :badgrin: :badgrin:
Um Abraço
M.H.
GVilleneuve

Viva pessoal

Muito obrigado pelas respostas.
Devo dizer que o kit já vem com primário, pelo menos é o que indica.
Que tipo de lixa devo usar para lixar as rebarbas? Qual o grão?
Para retirar a tinta com acetona ou óleo de travões devo ter algum cuidado especial? Devo fazê-lo com recurso a algodão embebido na acetona por exº?
Algum conselho para a pintura com spray em lata?
Para a carroceria tenho um spray em lata da tamya, do qual pelo que percebi devo fazer a pintura a 30 cm do objecto, sem parar a meio. O que se entende por "parar a meio"? Parar enquanto o jacto de tinta está direccionado ao objecto? Devo pendurar o objecto num arame ou seguir a sugestão do colega forista que está a montar o mesmo kit e por a carroceria em cima de um tubo pintando por baixo e por cima?

Quanto à sugestão do "pronto" para móveis...é mesmo verdade ou brincadeira? :D
A ser verdade aplica-se depois da pintura certo?

Por fim, como limpar os pinceis no final, ou quando se muda de cor? molhando-os em álcool?

E pronto, creio que já estou a abusar nas questões.

Obrigado mais uma vez,

Miguel Dinis
Marcio Horácio

GVilleneuve Escreveu:Viva pessoal

Quanto à sugestão do "pronto" para móveis...é mesmo verdade ou brincadeira? :D
A ser verdade aplica-se depois da pintura certo?

Miguel Dinis
Vê este tópico de um outro elemento do forum, talvez tires as dúvidas:
viewtopic.php?f=6&t=5487" onclick="window.open(this.href);return false;

Um Abraço
M.H.
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

Este nosso colega está com dúvidas mais do que naturais, apresentou-se convenientemente, parece ser uma pessoa extremamente educada e há quem tente descambar o tópico.

Caro Miguel, não te poderei ser muito útil, pois a minha "área" não inclui o plástico a 1/24.
Mas há neste Fórum excelentes tutoriais de preparação e pintura. Procura por palavras-chave que encontras, certamente.

Há muitos membros que executam excelentes pinturas, por aqui.
Aconselho-te o colega Pedro Costa, como um dos melhores. Experimenta enviar-lhe uma PM, que ele certamente te elucidará, pois é uma pessoa sempre pronta a ajudar.

Ah, não ligues a quem quer "desconversar". Há uns membros "viperinos" por aqui, sempre prontos a "lançar farpas".

Abraço

Art
Marcio Horácio

art Escreveu: Ah, não ligues a quem quer "desconversar". Há uns membros "viperinos" por aqui, sempre prontos a "lançar farpas".

Abraço

Art
Miguel, não ligues. É o bom humor a funcionar.
Faz o que tens em mãos e... "PRONTO"!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Este homem não é do Norte, é do Puarto, carago !
M.H.
GVilleneuve

Viva amigos.

Obrigado a todos pela elucidação fornecida.
Obrigado Art, pelos vistos somos colegas de profissão.
Quanto a hobbies...tenho outros nos quais me sinto mais à vontade, vamos ver como corre neste.
Quanto ao mais...apetece-me ir "ali" ao topico do 8c Le Mans fazer um comentário...ou 2 ou 3. Não só pela qualidade do trabalho, como também pelo alfismo que se nota. Faço a tónica a esta última observação visto que o sou também...ainda que quanto ao trabalho diz respeito, basta admirar bastante, curiosamente até pelo nível de pesquisa que a marca obriga. Bom, mas por aqui não me alongarei mais, a não ser após o fim de semana no qual comecarei adeitar mãos à obra.

Obrigado mais uma vez.
Miguel Dinis
nuno22467
Registado: segunda fev 19, 2007 10:29 pm

Mensagem por nuno22467 »

Viva,
Se ainda for a tempo, deixo-te uma sugestão para começares, cumulativa com as apresentadas anteriormente: pega numa escova de dentes bem gasta e dentífrico baratucho e dá uma esfrega bem dada a toda a carroçaria e peças.
Vai colocando fotos dos teus avanços: primeiro porque nós adoramos fotos; depois, é mais fácil para nós seguirmos as tuas dúvidas e sugestões. :)
Abraço,
Nuno.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
GVilleneuve

Ora bem amigos

Ainda agora abri a caixa e ja estou cheio de duvidas.
Foi/me dito que a carrocaria vinha j]a pronta par pintar...nao vem.
Esta em estado bruto, isto e, em plastico vermelho.
que primario devo comprar para aplicar, tendo em conta que vou pintar a carocaria de vermelho?
Algum cuidado adicional para alem de lavar as pecas que vao ser pintadas a pincel?

Desculpem a escrita mas o teclado desconfigourou/se. creio no entanto fazer/me entender.
Obrigado a todos pela ajuda e bom ambiente.

J]a voltarei ao topico do 8c...se tenho conversa de alfas com o joao que de para mais de uma hora tenho que aproveitar...

Um abr;o
Miguel Dinis
scirocco
Registado: segunda jan 08, 2007 10:06 am

Mensagem por scirocco »

Miguel,
até hoje nunca tive a sorte de encontrar uma carroçaria pronta a pintar. Há sempre pequenas incorrecções resultantes da moldagem que é necessário corrigir. Depois de lixada e novamente lavada então aplico o primário, cinza ou branco conforme a côr a pintar, gosto mais do cinza mas para um vermelho Ferrari aconselho o branco, após a secagem do primário volta a inspecionar a carroçaria na busca de eventuais imperfecções que o primário veio salientar, mais uma dose de lixa até não se notar nada e geralmente mais umas demãos de primário (nesta fase uso lixa de grão 1000 até ao 2000), quando estiveres satisfeito com o seu aspecto, lava-a novamente muito bem com detergente para tirar a gordura resultante do manuseamento, deixa secar e está pronta para receber a tinta.
Nas peças a pintar a pincel não aplico primário mas há quem o faça.
Espero ter ajudado,

Abraço,
Scirocco
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

Segue as indicações do Scirocco, pois estão correctíssimas.

Art
Responder