Mais um Ferrari 599 GTB Fiorano

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Adolfo
Registado: quinta fev 14, 2008 11:42 am

Re: Mais um Ferrari 599 GTB Fiorano

Mensagem por Adolfo »

Todos ajudamos com muito gosto, o fórum é para isso mesmo, mas vê lá se metes fotos :mrgreen: :mrgreen:
nem que seja da caixa.
Assim que começares a meter as mãos no plástico nunca mais vais parar, entretanto vê ai pela casa e começa a amealhar.
- cotonetes
- palitos
- Sonasol
- limpa vidros
- limas das unhas
- acetona
- panos

Um abraço
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Mensagem por borntobedevil »

Adolfo Escreveu:Todos ajudamos com muito gosto, o fórum é para isso mesmo, mas vê lá se metes fotos :mrgreen: :mrgreen:
nem que seja da caixa.
Assim que começares a meter as mãos no plástico nunca mais vais parar, entretanto vê ai pela casa e começa a amealhar.
- cotonetes
- palitos
- Sonasol
- limpa vidros
- limas das unhas
- acetona
- panos

Um abraço
Adolfo

Ferro de passar!!!! :twisted: :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Adolfo

Mensagem por Adolfo »

Pois essa técnica não domino :mrgreen:
Mas já agora isso serve para o quê?, no medelismo claro :)
Adolfo
borntobedevil

Adolfo Escreveu:Pois essa técnica não domino :mrgreen:
Mas já agora isso serve para o quê?, no medelismo claro :)
Adolfo
Para a patroa te dispensar tempo para o modelismo depois de passares o chão com Pronto!!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
Adolfo

Mensagem por Adolfo »

Aiiiii, fiquei na mesma :)
Mas tambem cá em casa a patroa não usa isso.
Adolfo
GVilleneuve
Registado: quarta set 30, 2009 4:41 pm

Mensagem por GVilleneuve »

Caros amigos

Obrigado uma vez mais pelos sempre oportunos esclarecimentos. Têm sido mais valias inestimáveis para quem como eu se inicia nestas lides.
Bom, que dizer? É efectivamente muito interessante.
Quanto ai kit propriamente dito é este:

Imagem

E o que fiz até agora, ei-lo em imagens (péssima qualidade uma vez que por ora são de telemóvel, depois tiro mais):

Imagem

Imagem

Imagem

Balanço:

As tintas (revel para pincel) são bastante user friendly, não deixam marcas do pincel. Fiz tudo conforme fui lendo, lavar bem as peças, deixar secar, retirá-las da grelha com um alicate de corte e lixar as rebarbas com lixa 400 e depois 800,colar com pouca quantidade de cola e ajustando firmemente as peças (também gostei da ola revel com uma agulhinha de precisão muito útil) e pintar com pouca quantidade de tinta e várias demãos.

O meu nível de satisfação com o trabalho até agora feito (motor praticamente concluído) de 0 a 20 seria um 13. Isto porque não tive coragem de fazer umas pequenas listas a cor de alumínio por cima da testa rossa. Não me sinto com mão capaz para uma coisa tão fininha. O bloco ficou razoavelmente bem tal como os colectores. A tampa das válvulas também ficou razoável, sendo que a cabeça não ma saiu assim tão bem. Não está desejavelmente uniforme, e um dos decalques saiu ligeirissimamente torto.

Seguem-se os interiores no manual de instruções, sendo que a propósito deixo uma pergunta:
Os passos constantes do manual de instruções obedecem naturalmente a uma lógica. Podemos inver^la de alguma forma? Ir tratando da plataforma do carro por exemplo?

Por fim...o que mais me assusta e ainda está longe é a caroçaria. Lixagem, primário, lixagem fina e sobretudo a pintura a spray assustam-me bastante. Quanto ao resto devagarinho e com o que tenho lido e do que me apercebi na execução do motor, desde que não se queiram queimar atapas ou sucumbir à ânsia do trabalho feito creio que se fará com maior ou menor dificuldade.

Por ora é tudo.

Um abraço
Miguel Dinis
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

Caro Miguel:

Como diz o povo, "a pressa é inimiga da perfeição".
Se tiveres atenção aos trabalhos de membros do Fórum (o nome Adolfo vem-me à ideia), verás que os primeiros não os satisfizeram e com alguma razão.
O mesmo Adolfo, só para citar um exemplo dos mais recentes, esteve um ano "em estágio" até começar a executar trabalhos de uma grande qualidade.
A sua "ascensão", em termos Modelísticos, foi muito rápida e segura.
Verás que cedo começarás a não ficar satisfeito apenas com uma simples montagem, mas irás aos poucos melhorando e detalhando os interiores e motores, adicionando pormenores enriquecedores do modelo.

Trabalhos que, para já, nada te dizem (um "wash" do motor, por exemplo), revelar-se-ão, mais tarde, imprescindíveis.
Cedo te vais arrepender de não pintares os frisos das tampas do motor, por os achares um trabalho de "ourives". Tal trabalho é moroso mas bastante compensador. Já o fiz a 1/43 - com auxílio de lupa - e os resultados são satisfatórios. Sendo Arquitecto, decerto "terás mão" para isso. Um pincel 10-0 resolve o problema.

Faz perguntas, pois a média das respostas está bem abaixo dos cinco minutos, por aqui.
E o pessoal adora ajudar os recém chegados. Vais gostar desta comunidade, estou certo.

Abraço

Art
borntobedevil

Miguel continua assim, sem grandes pressas e com vontade de fazer bem, não o queiras por muito depressa na estante.
Se reparares aqui pelos tópicos, mesmo os mais experientes fazendo os modelos directamente da caixa, quando são rápidos demoram sempre um mês para acabar o modelo! :wink:

Quanto ao manual, é uma mera indicação, pode fazer como ter der mais jeito ou te apetecer, salvaguardando sempre passos que têm que ser feitos primeiro, mas isso consegues ver bem com uma análise das instruções e das peças.
Se reparares no tópico do 635, comecei por cortar a porta e isso nem vem nas instruções!!!!! :twisted:

Força nisso

Devil
GVilleneuve

Obrigado pela vossa simpática apreciação.

Não foi fe forma inopinada que decidi por ora não pintar os frisos do motor.
Tudo leva o seu tempo, e estimo que tal tarefa se revelasse inclemente dada a minha juventude modelística.
Prefiro que o tempo me demonstre ressalte a falha, assim que a minha evolução o permita.
Da mesma forma espero que um dia este trabalho que agora comecei, pareça aos meus olhos de um imberbe amadorismo. Será sinal de uma boa e sólida evolução. Talvez então me dedique ao pormenor que por ora vou deixar para trás. Isto porque corro o risco de ao fazê-lo, o fazer mal, creiam-me. É que o traço de arquitecto mais dado ao esquisso, tem mais contexto com uma linguagem de proporção, do que de precisão, que como bem dizer Art, é de ourives.

Quanto a pressas e precipitações, creio serem dos maiores obstantes destes trabalhos...mantenho-os longe.

(Já agora e por curiosidade, vi excelentes demonstrações do tal "wash" ao motor qui pelo fórum...desconheço no entanto a téncica de o fazer. Foi pouco lesto a encontrar um tópico que o indique ou não existe mesmo?)

Para o próximo fim de semana haverá mais.

Um abraço
Miguel Dinis
borntobedevil

O "wash" é uma passagem com tinta bastante escura e diluida pelas peças, como é diluida a sua concentração vai-se acumular nos baixos relevos das peças e criar um contraste, não é muito difícil de aplicar embora necessite algum treino.

Devil
GVilleneuve

Obrigado Devil.
Qual o diluente já agora e qual a proporção tinta / diluente? É aplicado com pincel em toda a peça? A tinta escura será um qualquer preto?

Obrigado
Miguel Dinis
borntobedevil

Para a diluição não sei medidas, sempre fiz a olho com preto com "ar de aguado", e apliquei sempre a pincel por toda a peça.
Pois nos altos relevos não se vai ver a cor, que "escorre" para as partes mais baixas.

Há quem use a mesma cor da peça mais escurecida, pessoalmente sempre usei preto.

Devil
Adolfo

Mensagem por Adolfo »

GVilleneuve Escreveu:Obrigado Devil.
Qual o diluente já agora e qual a proporção tinta / diluente? É aplicado com pincel em toda a peça? A tinta escura será um qualquer preto?

Obrigado
Miguel Dinis
Podes optar por uma tinta escura ou por uma da tamiya que é o "smoke" n me lembro agora da referência.
Para veres o que podes fazer e o que consegues fazer a nível de modelismo, sempre ajuda uma busca de imagens pela net quer do modelo á escala 1:1 que de um outro qualquer modelista que já tenha feito esse carro, vais ver que ajuda e muito, depois é como tudo, com o tempo vai-se melhorando.
Adolfo
GVilleneuve

Viva amigos

Mais um fim de semana, mais qualquer coisa que se vai fazendo, aprendendo e descobrindo.
Desta vez peguei nos estofos. No entanto a tinta (beije) pareceu-me demasiadamente espessa...mais do que o cinzento aplicado no motor. De tal forma que me foi mais morosa de aplicar me com resultados pouco satisfatórios. Ainda que utilizasse pouca tinta e mais demãos, nota-mse algumas marcas do pincel. Alguém sabe como evitar isto? Diluindo a tinta? Com que diluente? as peças precisam de pelo menos mais uma demão, mas não queria dá-la sem saber como ter uma aplicação mais homogenea da tinta e sem que ela prendesse tanto. Sugestões?

Um abraço
Miguel Dinis
GUSTAVO
Registado: terça jan 17, 2006 4:48 pm

Mensagem por GUSTAVO »

Caro Miguel,

Se não gostares da forma como a tinta "caiu" nos bancos podes retirá-la com uma escova de dentes embebida em alcool comum e recomeçar até atingires um aspecto final que te agrade.
Já agora aproveito para te deixar um link que te vai ajudar bastante. É elucidativo e conciso.

http://www.italianhorses.net/Tutorials/tutorials.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Espero ter ajudado.
Um abraço,

G.
Responder