Tmax tamiya 1º projecto

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Responder
rickymaia
Registado: domingo out 18, 2009 3:12 pm

Tmax tamiya 1º projecto

Mensagem por rickymaia »

Ola a todos, já tinha apresentado á um tempo aqui no forum e chegou a altura de comecar.
Refiro que é o 1 projecto no entanto ja pintei uns 4 kits vai fazer uns 15 anos :) e não ficaram mt bem :(
Tenho este projecto e o mini cooper 1275s tambem para fazer de seguida.
Para ja não vou usar aerografo, pois não percebo do assunto.
Vou tentar fazer um projecto minimamente bonito e para isso preciso bastante da vossa ajuda.....
1º Vou comecar por lixar as peças com a lixa 1200 +-
2º Depois o primario
3º De seguida tenho algumas duvidas: Pintam tudo e so depois de bem seco começam as colagens? Que cuidados devo ter?
Vou usar tambem spray para as carrocarias.
As tintas sao as tamiya acrilicas, devo diluir um pouco á parte sempre,certo?
Desculpem chatear-vos com estas questoes mas sou um iniciado....e so quero fazer as coisas bem! :)
Grande abraco
Anexos
IMG_0023.jpg
IMG_0023.jpg (68.97 KiB) Visto 4640 vezes
huggo
Registado: terça nov 17, 2009 4:31 pm

Re: Tmax tamiya 1º projecto

Mensagem por huggo »

Ora boas, bem eu vou agora para o segundo, vou tentar dizer no que errei, tlvz seja uma boa forma de ajudar.

Bem para começar pintei as peças á parte o que meu muito mais trabalho, acho que pintar na grelha ajuda imensso
dei o primário que ajuda imenso a tinta a pegar...
...em relaçao á lixa eu tenho 3 tipos... mas uso smp a mais fina.
Os decalques foi o terror, tenta ver alguns post "mts" para n fazer asneira. De resto penso que foi isso...
DAHHH n tinha pinças... que falta me fez... :)

As tintas eu fui aproveitando o que tinha, misturando com agua, lixando e tornando a pintar... lixar, pintar... :)

Bem, n sei se ajudei muito...
entretanto vou seguindo o teu trabalho.

Boa sorte!!
rickymaia

Mensagem por rickymaia »

Obrigado Hugo :)
Ontem dei primario lixei e ainda pintei uns x1 e x18 mas alguns ficaram com bolhas acho q vou lixar um bocado e pintar de novo para ficar melhor.
Em relacao a grelha sem duvida bastante mais facil pintar na mesma.
No final se quiser dar verniz...qual uso e como uso?
Abraco
huggo
Registado: terça nov 17, 2009 4:31 pm

Mensagem por huggo »

Veriz, boa pregunta! Eu não cheguei a dar... :roll:
è a unica coisa que falta... e como ja esta todo montado não sei se vou a tempo.

Vai postando as fotos...

Alguém deve dar uma dica sobre o verniz...
rickymaia

Mensagem por rickymaia »

Hoje dei primario nas carenagens e dp de secar dei a lata de tinta mas dp de secar esta cheio de bolhas :( pq? Que faço....agora? :(
kostinha
Registado: quinta mai 01, 2008 6:23 pm

Mensagem por kostinha »

rickymaia Escreveu:Hoje dei primario nas carenagens e dp de secar dei a lata de tinta mas dp de secar esta cheio de bolhas :( pq? Que faço....agora? :(
Olá,

Podem haver várias razões para isso ter acontecido:

1ª- O primário ainda não ter secado muito bem, eu por norma quando dou primário deixo secar cerca de 2 dias, depois tento ver se há imperfeições nas peças, se houver lixo muito devagarinho e ao de leve a zona afectada, com lixa #1000 e sempre com água, se por acaso algum do primário sair nessa altura dou mais um pouquinho e repito tudo de novo.

2ª- O clima está muito húmido e podem haver zonas do modelo que ganharam alguma humidade, muitas vezes nem se vê mas quando se pinta a tinta não agarra e forma umas bolhas pequenas, mas penso que não será o caso.

3ª- Esta é capaz de ser a que se aproxima mais daquilo que te aconteceu, muitas vezes ao pintarmos a spray pode acontecer que o gás que serve de propelente à tinta fique debaixo da própria tinta, as razões para isso acontecer podem ser:

Pintar muito perto do modelo, não dando espaço suficiente ao gás para se separar da tinta e também dar muita tinta de uma só vez, estes dois factores conjugados fazem com que muitas vezes as pinturas fiquem cheias de bolhas de gás.

Tenta pintar a uma distância de 20 - 25 cms do objecto e mais importante ainda, começa por um simples borrifo, só para salpicar ligeiramente o modelo, isto vai criar uma "cama" para as camadas seguintes.

Depois dá mais uma camada, desta vez já com mais tinta,mas não muita, sempre a mexer a lata na mesma direcção, da frente pata trás, etc. Nesta camada tenta já cobrir o objecto todo, mas não te preocupes se ficarem zonas com menos tinta do que outras.

Por fim, dá uma camada "molhada" ou seja, quando deres a tinta tenta que o modelo fique com um aspecto molhado, mas nunca pares a meio da pintura, sempre a mexer, como no passo anterior, se parares pode acontecer que a tinta em excesso escorra ou então faça o tal efeito de bolhas.

Se tiveres mais dúvidas, pergunta aqui à malta, ainda sabemos mais algumas coisas :D

Um abraço

Kostinha
rickymaia

Mensagem por rickymaia »

Obrigado......No experience.....Agora tenho q lixar aquilo tudo mt bem....:( e tentar fazer de novo.
Responder