Brabham BT50 - Novo Tanque 14/08

Mostra aqui os teus projectos finalizados
Responder
ft.michel
Registado: sexta fev 13, 2009 6:54 pm

Brabham BT50 - Novo Tanque 14/08

Mensagem por ft.michel »

Pessoal!
Faz quase um mês que concluí esse aqui e acabei me enrolando para colocar as fotos.
É uma BT50, o carro é velho conhecido!
Andou em 1982, não fez grande coisa, quebrava muito, o engraçado é que esse motor, andou muito no ano seguinte na BT52, Gordon Murray apenas inclinou um pouco o motor e os problemas de vibração e lubrificação foram solucionados, então, o grande problema desse carro que era a confiabilidade do conjunto mecânico foi solucionado.
O ano de 1982 foi marcado por uma guerra entre FIA e FISA, algumas corridas não foram disputadas por todas as equipes, o Piquet venceu no Rio mas não computou um verdadeiro caos.
Esse carro, na configuração chassis da BT50 + Motor BMW, venceu apenas uma corrida (Canadá) uma pole e três voltas mais rápidas. Poderia ter ganho na Alemanha, no insólito episódio com o Eliseu Salazar, onde Piquet vencia por ampla vantagem e foi fechado pelo retardatário tendo que abandonar o GP e dar uns cascudos no Salazar.
Foi a primeira Brabham da era turbo, esse foi um dos motivos do ano ruim, já que o motor precisou ser desenvolvido no decorrer da temporada. O carro chegou a não se classificar para o GP de Detroit.
Mas chega de conversa e vamos ao modelo finalizado!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

É isso então!
Última edição por ft.michel em domingo ago 14, 2011 6:17 pm, editado 1 vez no total.
great.scale.models
Registado: sábado jul 30, 2011 9:58 am

Re: Brabham BT50 - CONCLUÍDA

Mensagem por great.scale.models »

Olá

Por fora está bom, razoável mas na zona do depósito de combustivel só posso dizer que está horrivel!!

A palavra pode ser um pouco rude mas é a correcta, o depósito parece que foi escovado com uma escova de arame de aço, agora se convertermos para 1/1 fica pior ainda.

Outra coisa, o Piquet não venceu na Alemanha porque apesar de ter "levado" com o Salazar os engenheiros da BMW descobriram que o motor só duraria mais 5 ou 10 voltas, está provado!!

De resto acho um dos modelos da Brabham mais bonitos de sempre, e o modelo está lindo excepto o depósito.....

GSM
GSM - Um modelista atrás de um balcão
ft.michel

Mensagem por ft.michel »

GSM, havia aplicado o Bare Metal, acabou marcando em alguns pontos, usei um lixa para acertar, sem o Flash da máquina não fica tão forte, mas realmente fica fora de escala, se tiver paciência, arranco e coloco um novo Bare Metal. também penso em refazer o Kevlar e trocar por uma trama mais fina de FC.
Se fizer isso atualizo os resultados.
Engraçado que teve gente que gostou do resultado no tanque, até pergunta como fiz, mas vou ser honesto com você e concordar, fica fora de escala.
O que você achou da textura nas laterais, na parte onde ficam os radiadores? Eu penso em manter em função de umas referências onde vi utilizarem essas malhas...
Com relação ao motor aguentar ou não, é outra história... O fato é que o Salazar tirou o Piquet da prova, e que a manobra foi bizarra e os cascudos mais ainda, disso não resta dúvida...
Essa do motor não aguentar entra naquelas histórias que vai saber se são fatos ou lendas, como a corrida que o Mansell perdeu no Canadá na última volta, dizem que ele encostou na chave geral do carro quando estava acenando para o público, só Deus sabe se foi isso, ou a versão oficial de falta de combustível.
Obrigado!
great.scale.models
Registado: sábado jul 30, 2011 9:58 am

Mensagem por great.scale.models »

Olá amigo, tudo bem?

Não leve a mal as minha palavras um pouco rudes, eu disse que o modelo está muito bom com a excepção do depósito de gasolina :wink: :wink:

Quanto à sua pergunta sobre a área dos radiadores, gostei muito, os modelos da altura tinham protecções anti calor feitas em folha de aluminio com textura, muitos modelistas utilizam o papel de prata que vem nos maços de tabaco, fica muito parecido, mas nesse caso tem que se ter muito cuidado porque é muito expesso e pode arruinar uma montagem.

O principal problema do Bare Metal é que não se pode rectificar, quando se aplica tem que ficar assim.

Bom trabalho.

Abraços modelísticos.

GSM
GSM - Um modelista atrás de um balcão
ft.michel

Mensagem por ft.michel »

GSM.
Tenho um monocoque sobrando de BT50, creio que vá trabalhar nele com a FC mais fechada e preparar com Alclad, depois polir... Depois é só trocar com cuidado, fechado fica satisfatório, mas já que detalhei tanto o interior não vale estragar no monocoque... Vamos ver se consigo tocar isso no fim de semana.
Abs.
ft.michel

Mensagem por ft.michel »

Aqui vão as imagens das modificações no interior.
Peguei um monocoque, banco e paineis zerados que estavam na caixinha.
Refiz o banco com pó de camurça, apliquei os decais nos cintos, refiz o monocoque com tina crome da Model Master, apliquei decais de FC, na 1/20 com uma trama anos 80, aproveitei para fazer o padrão de FC, que apresenta algumas barras nas chapas de alumínio do tanque, algumas fotos mostram bem esse trabalho e resolvi reproduzir, trabalhei mais um pouco em alguns detalhes mecânicos.
Na minha opinião melhorou bastante!
Eis as imagens.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

É isso, espero que tenham gostado, agora não modifico mais nada!
8) 8) 8) 8)
tunyco
Registado: sábado set 09, 2006 6:25 pm

Re: Brabham BT50 - Novo Tanque 14/08

Mensagem por tunyco »

Maravilha, melhorou e muito, até pareçe outro modelo, parabens
Responder