perua Volvo 850 BTCC estate da Tamiya, muito conhecida da galera.

Um pouco de história...
Em 1993, uma empresa chamada Steffanssons Automotive construiu um protótipo vermelho para uma participação eventual da Volvo no BTCC ( British Touring Car Championship).

Aqui, uma foto do modelo real:

A 850 mostrou potencial já em um estágio inicial de desenvolvimento e mais tarde a escolha de uma perua despertou uma enorme curiosidade da mídia em torno do modelo.
Os dois pilotos desde o início foram o jovem Rickard Rydell da Suécia e o experiente holandês ex piloto de F1 Jan Lammers. Em 1994, a 850 mostrou potencial para realizar excelentes performances em curvas rápidas, mas teve problemas óbvios nas curvas lentas, dado seu tamanho. Isso fez com que o carro fosse inadequado para os circuitos de Snetterton, Brands Hatch e Oulton Park. Ainda assim o carro foi um sucesso para a equipe e tinha potencial vencedor.
Apesar de Jan Lammers ter conseguido performances bem razoáveis com a perua, este foi o primeiro ano e final dele no BTCC. Ele decidiu após a temporada de abandonar carros de turismo "por causa do estilo de condução".
Durante o inverno 1994/95 as regras mudaram e não foi permitido às equipes usar spoilers e aerofólios ao mesmo tempo. Como era impossível colocar aerofólio na traseira da 850, isso trouxe uma enorme desvantagem para a Volvo, que teria que mudar para o modelo sedã. (fonte: http://home.swipnet.se/850-styling/btcc.htm" onclick="window.open(this.href);return false;)
O kit
Comprei o kit em ótimo estado, apesar de antigo. Porém os decais estavam, além de amarelados, sujos. Resolvi limpar a cartela com algodão embebido em Polyflor. O decal ficou limpinho. Quanto ao amarelado, vou colocá-lo pra pegar sol. Vamos ver se clareia. Caso contrário, essa cartela está disponível na Hobby Link. Além disso, estou inclinado a mascarar e pintar os azuis, ao invés de usar os decais.

Qualidade Tamiya como sempre: árvores, pneus, decais, poucas linhas de injeção, etc.
Material de referência eu já tenho apesar de escasso:

É isso aí pessoal, críticas, sugestões como sempre bem vindas !