A questão das escalas e dos preços é antiga no modelismo, e é fundam,ental em relação ao futuro desta actividade que tanto gostamos. Como sou profe de História voiu contar-vos a história do modelismo automóvel nos últimos anos, vou tentar não ser muito secante
Quando era puto, aí nos anos 80 o que havia eram só modelos 1/43, Heller, solido, Luso-Toys, Vitesse, Norev, etc... e muitas marcas em resina que já na altura eram carissimas e não podia comprar nenhum modelo, porque a mesada era à conta para os kits. Kits 1/24 eram raros, e mesmo os Tamiya eram caros e não tinha cheta para eles. Cada vez que ia ao Porto ficava babado à frente do Bazar Crizano sem ter dinheiro para comprar um modelo daqueles, 8 ou 10 contos por um modelo em resina achava uma barbaridade. Depois vieram os chinocas, a maior parte das marcas atrás deixaram de fazer kits e passaram a fazer diecast (para mim um kit já feito e montado não é modelismo, mas sim coleccionismo).
O que é que ficou? só 1/24 da Tamiya, Revell, Heller, Hasegawa e Fujimi, estes kits comparativamente ficaram mais baratos e com uma qualidade muito aceitável. Hoje 1/43, só resina a preços astronómicos e de qualidade sempre discutível, basta ver os encaixes dos vidros.
E temos de pensar na perspectiva de um puto de hoje, comprar um kit resina 1/43 por 70 euros (isto é barato) quando isso é o muito mais do que um Tamiya da 1/24 não atrai ninguém. Muito menos o paizinho comprar um kit em resina Reji ou Le Mans Miniature por muito mais de 100 euros ??? E se a opção for um jogo da Playstation é claro que o jogo dá menos trabalho.
Conclusão, para mim a 1/43 em diecast veio arrasar completamente com o modelismo estático de automóveis. E se porventura começar a aparecer diecast 1/24 então o nosso hobby ficará em risco, eu decididamente deixo de montar, recuso-me a dar 150 ou 160 euros por um kit em resina, quanto mais um puto que faz uns kits na bricadeira, é a morte do artista. Façam as contas e vão a site de Le Mans Miniatures e vejam, kit por montar 120/130 euros, montado, completo 600 e tal euros, acabou, não há hipótese, não dá para comprar.
Portanto no meio disto tudo têm sido a escala 1/24 que têm aguentado o barco e mesmo assim todos nós estamos limitados pelo que produzem as marcas mais conhecidas, mas ainda a preços razoáveis. Algumas marcas começam a pensar se vale a pena continuar com a 1/24, e a Tamiya já faz mesmo kits pré pintados...
Finalmente se a escala 1/43 é a rainha porque é que não aparece nos concursos de modelismo?
Desculpem o longo tópico mas o nosso empenho na montaem de kits 1/24 têm mostrado a muitas marcas que esta escala deve continuar, se por acaso começam a pensar de maneira diferente... adeus hobby.
Um grande abraço e lá vou eu para o Clube de Modelismo, é calro que se só houvesse resinas também não teria clube, do ProfeSM