Escalas e Preços, o Futuro do Modelismo

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
Responder
ProfeSM
Registado: segunda mai 24, 2004 5:55 pm
Contacto:

Escalas e Preços, o Futuro do Modelismo

Mensagem por ProfeSM »

:D Bom meninos desculpem este tópico, mas é que depois de ter lido no Fórum que a escala 1/43 era a rainha do moedelismo até nem consegui dormir a pensar no assunto, e isto porque:
A questão das escalas e dos preços é antiga no modelismo, e é fundam,ental em relação ao futuro desta actividade que tanto gostamos. Como sou profe de História voiu contar-vos a história do modelismo automóvel nos últimos anos, vou tentar não ser muito secante :oops:
Quando era puto, aí nos anos 80 o que havia eram só modelos 1/43, Heller, solido, Luso-Toys, Vitesse, Norev, etc... e muitas marcas em resina que já na altura eram carissimas e não podia comprar nenhum modelo, porque a mesada era à conta para os kits. Kits 1/24 eram raros, e mesmo os Tamiya eram caros e não tinha cheta para eles. Cada vez que ia ao Porto ficava babado à frente do Bazar Crizano sem ter dinheiro para comprar um modelo daqueles, 8 ou 10 contos por um modelo em resina achava uma barbaridade. Depois vieram os chinocas, a maior parte das marcas atrás deixaram de fazer kits e passaram a fazer diecast (para mim um kit já feito e montado não é modelismo, mas sim coleccionismo).
O que é que ficou? só 1/24 da Tamiya, Revell, Heller, Hasegawa e Fujimi, estes kits comparativamente ficaram mais baratos e com uma qualidade muito aceitável. Hoje 1/43, só resina a preços astronómicos e de qualidade sempre discutível, basta ver os encaixes dos vidros.
E temos de pensar na perspectiva de um puto de hoje, comprar um kit resina 1/43 por 70 euros (isto é barato) quando isso é o muito mais do que um Tamiya da 1/24 não atrai ninguém. Muito menos o paizinho comprar um kit em resina Reji ou Le Mans Miniature por muito mais de 100 euros ??? E se a opção for um jogo da Playstation é claro que o jogo dá menos trabalho.
Conclusão, para mim a 1/43 em diecast veio arrasar completamente com o modelismo estático de automóveis. E se porventura começar a aparecer diecast 1/24 então o nosso hobby ficará em risco, eu decididamente deixo de montar, recuso-me a dar 150 ou 160 euros por um kit em resina, quanto mais um puto que faz uns kits na bricadeira, é a morte do artista. Façam as contas e vão a site de Le Mans Miniatures e vejam, kit por montar 120/130 euros, montado, completo 600 e tal euros, acabou, não há hipótese, não dá para comprar.
Portanto no meio disto tudo têm sido a escala 1/24 que têm aguentado o barco e mesmo assim todos nós estamos limitados pelo que produzem as marcas mais conhecidas, mas ainda a preços razoáveis. Algumas marcas começam a pensar se vale a pena continuar com a 1/24, e a Tamiya já faz mesmo kits pré pintados...
Finalmente se a escala 1/43 é a rainha porque é que não aparece nos concursos de modelismo?
Desculpem o longo tópico mas o nosso empenho na montaem de kits 1/24 têm mostrado a muitas marcas que esta escala deve continuar, se por acaso começam a pensar de maneira diferente... adeus hobby.
Um grande abraço e lá vou eu para o Clube de Modelismo, é calro que se só houvesse resinas também não teria clube, do ProfeSM 8)
Carlos Jorge
Registado: sexta dez 17, 2004 4:44 pm
Contacto:

Mensagem por Carlos Jorge »

Eu sou grande adepto da escala 1/24 por causa do preço, e a facilidade de encontrar os kits.
Os kits da Tamiya parecem-me ser dos que melhor qualidade oferecem, embora nao veja diferença significativa de preços entre um Tamiya e um Revell.
Tenho lá 4 kits 1/43 mas são em plástico, Heller e Airfix, e não me parecem maus de todo, para a escala a que são. Parece-me impossivel, ou pelo menos impraticavel que os modelos 1/43 possam ter o mesmo detalhe dos 1/24, por isso também penso que foram abandonados pelas marcas. Quem é que no seu perfeito juizo quer comprar um kit 1/43 pelo dobro do preço de um kit 1/24? Eu não de certeza.
Penso que daqui a uns tempos o que vai suceder é que vão generalizar-se escalas maiores (1/20, 1/18, 1/16 e talvez a 1/12), e os kits 1/24 vão deseparecendo. Pode dar-se o caso de nunca chegarem a desaparecerem os kits 1/24, mas se isso acontecer, não acredito que seja pelos diecast, pois nenhum modelista se interessa muito por eles, só se também for coleccionista.
Eu vou continuar a apostar na escala 1/20 e 1/24 para civis, 1/35 para militares e 1/48 para tudo o que voa, outras escalas ou pecam em detalhe ou em qualidade.
As marcas vão fazer o que quiserem, e nós vamos andar sempre dependentes disso.

Mas também, se os kits 1/24 vão desaparecer, isso é mais um motivo para continuarmos a juntar caixas no sotão ou debaixo das escadas, para podermos continuar a modelar, aos preços do "antigamente".

Cumprimentos
Imagem
Imagem
Imagem
PMMSC
Registado: quarta fev 04, 2004 9:27 am

Mensagem por PMMSC »

Nem mais concordo contigo ProfSM :D :wink:

Por muito bem ou mal que seja montado um kit, a meu ver, para a pessoa que o monta, tem muito mais valor que um diecast!

Quem diz que diecast é modelismo então não sabe o que é modelismo!
Quem diz que a escala 1/43 é a Rainha está muito enganado! Como andam as coisas não existe Reis nem Rainhas, existe sim uma base de mercado, que permite ás outras escalas sobreviverem, escala 1/24!

Agora falando de gosto proprio, não gosto da escala 1/43. É tão pequenino que não me diz nada, além de que os promenores para serem de grande qualidade é necessário investir num bom kit... embora reconheça que existem modelos á escala 1/43 que infelizmente não existem á escala 1/24...

Para mim o modelismo é um excelente hobby e tenho investido muito nos ultimos anos! Mas faço isto por prazer e por gosto, quer seja carros, motas, aviões, barcos, etc... tenho de tudo um pouco e gosto de todos...
Não tentem separar as vertentes deste hobby porque pertence tudo ao mesmo! :wink:

Cumprimentos modelisticos a todos!

Pedro Cunha
dias
Registado: quarta fev 11, 2004 3:13 pm

Mensagem por dias »

Para mim, pelo menos neste momento a escala rainha é o 1/24... pois a nível de modelismo estático civil não dá para comparar com a 1/43, tanto em nível de oferta como em nível de qualidade de pormenores.
É a escala na actualidade com uma relação qualidade=preço imbatível.

Comprar kits a 100€ de resina em 1/43... nem pensar!! :shock:

Para mim a escala 1/43 só para coleccionismo em diecast de rally. :)

Abraço a todos!
Imagem
marcioferreira
Registado: quarta ago 25, 2004 6:23 pm
Contacto:

Mensagem por marcioferreira »

Boas a todos!

No que toca a escalas acho o que conta é o gosto pessoal de cada um, por exemplo gosto da 1/24 nos carros de rally e 1/20 nos f1, já no caso do fiat abarth na 1/20 não gosto do kit, pelas dimensões... :?

Tb nas outras vertentes do modelismo existe mais que uma escala em jogo e a disputar a maioria dos adeptos (militares:1/35-1/72, aviões: 1/48-1/72, etc.) e em todos os casos decerto que cada modelista tem preferência por uma das escalas, seja por facilidade de montagem, detalhe, aspecto final...

Como já montei militares posso dizer que acho a 1/35 ideal para o caso, pois com 1/72 por exemplo acho mto difícil dar nivel de realismo duficiente...

Não sei de onde veio essa afirmação de a 1/43 ser a rainha, se calhar de alguém que tem centenas ou milhares de miniaturas em casa e que se fossem na 1/24 não tinha espaço para as ter, mas a questão reside: quem montou essas miniaturas?

foi só mais um comentário

1abraço
MFerreira
lucas
Registado: terça mar 16, 2004 12:42 pm

Mensagem por lucas »

1/24 se faz favor.
DFV
Registado: quarta mar 17, 2004 11:23 am

Mensagem por DFV »

Os meus 2 cêntimos:

Comentarei apenas o titulo do tópico, uma vez que estar a classificar as categorias de "rainha", "rei" ou "plebeu" é, do meu ponto de vista, descabido e uma perca de tempo. Cada um que escolha, consoante o tema que lhe interessa, o tempo e dinheiro que quer investir, etc.

Comparar directamente preços de kits de fabricantes artesanais (resina, maioritariamente) e industriais (plástico) parece-me um erro. Porque atendem a mercados diferentes:

Os kits industriais são fabricados em quantidades muito grandes, frequentemente distribuidos pelo mundo inteiro; só compensa fazer assim porque o investimento em moldes e os direitos (voltarei a isto depois) são tão caros que só há rentabilidade se houver grandes quantidades. Como conclusão lógica, os modelos escolhidos têm que ter um "apelo" universal, para se poderem vender no maior numero de paises e nas maiores quantidades.
Os kits em resina (independentemente da escala) surgiram precisamente para "cobrir" o mercado restante: o mercado dos temas "de nicho", aqueles modelos que, forçosamente, só interessam a uma "mão cheia" de fanáticos. Como se compreende (em termos de mercado), fazer um Williams de Formula 1 não é o mesmo que fazer um Maserati 450S Costin Zagato que só correu 1 vez; fazer um Ferrari de F1 moderno não é o mesmo que fazer um Ferrari Sharknose de 61. Os primeiros vendem-se aos milhares, os segundos 1 ou 2 centenas (se tiverem sorte).
Ora os fabricantes artesanais podem fazer isto. Porque produzem pequenas quantidades, com moldes "caseiros", como tal fugindo também à questão essencial dos direitos - até hoje!
(Por outro lado produzindo em quantidades muito pequenas e, com uma grande variedade de medias em cada kit - resina, fotoincisão, decalques, metal branco, etc - os preços unitários são, naturalmente, elevados).

Mas, há espaços (diferentes) para os dois. A resina "entra" nos temas em que o plástico não entra. Sem os fabricantes de resina não teriamos ao nosso alcance uma série de temas fabulosos que, os fabricantes industriais nunca farão, pois não teriam vendas suficientes.

Cabe a cada um escolher, em cada altura, o que pretende.

A questão dos direitos: as marcas automóveis e, tudo o que gira à sua volta (fornecedores de equipamento, pilotos, equipas, patrocinadores, etc) tornaram-se, hoje em dia, máquinas de fazer dinheiro. Como? vendendo os direitos de utilização da sua imagem a quem interessar. O prinicipio é simples: se o meu nome, piloto de Fórmula 1, vai contribuir para que uma miniatura se venda mais, então eu tenho direito a uma parte do dinheiro dessa venda. A este processo de "venda" de direitos de imagem chama-se licenciamento. E está muito pior - mais caro e mais complicado - do que, há 4 ou 5 anos atrás. O que torna cada vez mais complicado lançar novos temas no mercado.
E, já chegou aos fabricantes artesanais, que estavam tradicionalmente a salvo disto. A Ferrari anda neste momento a "bater às portas" de todos os vãos-de-escada que produzem miniaturas, a exigir dinheiro, aprovação de moldes e sabe-se-lá-que-mais. Se isto é correcto ou não e, quais são os meandros destas histórias, não é tema para desenvolver aqui. Quem estiver interessado em saber mais sobre este assunto, pode ler a Auto-Modélisme deste mês, à venda nas bancas.

Finalmente, cabe ainda dizer que, o "boom" do diecast tem a ver com esta questão dos licenciamentos - grande investimento, grande retorno - e, com o facto de hoje em dia ser possível produzir muito barato na China. 99% (maneira de falar) dos produtos diecast são feitos na China.

Não sei se alguém chegou ao fim da mensagem, mas fica aqui na mesma...
jpinho
Registado: segunda ago 16, 2004 7:37 pm

Mensagem por jpinho »

DVF

Não tens de te preocupar com a extensão do teu post. Eu por mim li-o de fio a pavio e com o maior dos interesses.
O que dizes sobre licenciamentos é realmente a praga do momento.
Que se cuidem os "homens dos aviões" (eu também sou um deles), pois as marcas de aviões americanas já andam à cata das royalties. Qualquer dia só se fazem modelos de siptfires, hurricanes, FW e messerschmits, pois já não há quem peça direitos. Não tarda nada os F-16 ou F-117 começãm a ficar caros...

Obrigado.

Jorge Pinho
tomawak
Registado: sexta jan 28, 2005 8:46 pm

Mensagem por tomawak »

Eus ou colecionador de miniaturas diecast e posso dizer que tb nao sao assim tao baratas com se calhar alguns pensao, ha miniaturas diecast 1/43 a custar mais de 50€
dourado
Registado: quarta fev 25, 2004 10:20 am

Mensagem por dourado »

Sou da mesma opinião do que aqui se escreveu, aposto nas escalas 1/20 e 1/12, para além de estar a tentar modificar os meus kits e apostar na construção de modelos em "scratch".
Patrick Bateman
Registado: sexta fev 13, 2004 7:02 pm

Mensagem por Patrick Bateman »

já agora...
que saiba isto aqui é uma república. quem quiser um reizinho, pode aqui ao lado!
cá em casa o 1/12 é quem mais ordena, e pelo q li dos posts, vejo q o melhor que tenho a fazer, se realmente daqui a 20 anos quiser continuar a ser modelista, é ir fazendo como alguns amigos aqui do fórum, ou seja, ir amealhando caixas e mais caixas. está visto q pelo andar da carruagem, com a história dos direitos e etc e tal (rás parta o capitalismo desenfreado!) daqui a uns anitos lá temos alguns lojistas interesseiros a vender a preço de ouro as peças 1/12 ou 1/24 que actualmente ninguém lhes pega.
lá mais para o verão hei-de ir às compras, n vá o diabo tecê-las...
abraço a todos
patrick
Imagem
Antonio Vicente
Registado: segunda mai 10, 2004 2:34 pm

Mensagem por Antonio Vicente »

Olá a todos.
Há algum tempo que não coloco nenhuma mensagem no forum, mas achei este tópico muito interessante e, por isso, não pude deixar de opinar.
Pois bem... escala rainha, na minha modesta opinião, não existe. Talvez existam vários reinos (escalas) cada um deles com a sua rainha. O modelista opta por uma determinada escala pelas mais variadas razões. Eu por exemplo, sou coleccionista e modelista e não sou fundamentalista de uma determinada escala. Como coleccionista tenho modelos da rainha 1/18, da rainha 1/20, da rainha 1/24 e da rainha 1/43. Como o meu tema de eleição é Ferrari, principalmente de 1947 a 1970, optei por 1/43 por uma razão simples: nesta escala encontro tudo...mesmo tudo o que pretendo. É certo que se queremos mais pormenor temos que pagar... e bem por um modelo bem montado (um BBR pode ultrapassar os 200€), mas podemos ter um pouco menos de detalhe por um preço bem mais razoável.
Como modelista tenho modelos 1/43 (em resina e/ou metal) e um 1/20. A razão da escolha da 1/43 tem a ver com um facto muito simples: não existe noutra escala! Ou se existe é também em resina/metal mas a preços proibitivos.
Falando de pormenores, é evidente que quanto maior o modelo, maiores os detalhes. Mas não se iludam com a pequenez da 1/43. Se espreitarem o site da Feeling 43 (http://www.feeling43.com) vão ver o detalhe que é possível atingir. Estes kits super detalhados só têm um senão... podem atingir os 450€ (não é engano, quatrocentos e cinquenta euros).

Desculpem o testamento, mas basicamente o que pretendo transmitir com a minha experiência pessoal é: Cada um escolhe a “sua rainha” por alguma razão (porque gosta, porque é mais económica, porque não há noutra, etc...).
O que interessa é que, independentemente da escala, este caríssimo passatempo continue a dar-nos prazer, e a proporcionar-nos tão espectaculares obras como as que se vêm aqui no forum.

Cumprimentos

António Vicente.
marcioferreira
Registado: quarta ago 25, 2004 6:23 pm
Contacto:

Mensagem por marcioferreira »

Parece que neste mundo monárquico, que é só reis e rainhas, o que vale é que funciona como uma democracia, pq cada um escolhe o rei que quer... :)
paulo duarte
Registado: domingo jul 03, 2005 10:36 pm

Existem muitos escondidos

Mensagem por paulo duarte »

Mas sei que não se mostram porque só tem é o dinheiro para os comprar e mandar realizar.
Há colecções por este país fora que não lembram a ninguém.
A forma de dizer que a classe rainha é a 1/43 é porque foi a que surgiu há mais tempo, ainda me lembro dos meus die-cast era um ou dois por ano quando miudo.E porque as suas dimensões os tornavam ideais para casas pequenas. Não lembra a ninguém ter uma colecção 1/12 em casa em vitrinas.

Nota: Eu estou desgraçado tenho pelo menos seis modelos nesta escala,
a saber dois porches, e quatro fórmulas.

Não considero modelismo a arte de coleccionar as viaturas da escala 1/43 die-cast.

Quem se diz modelista deve de agarrar a peça pela parte que mais lhe der jeito, isto sem ofender ninguém pois podem estar a realizar um dildo á escala, pegar na dita pintar e montar de raiz todo o modelo até ele ir para a vitrine ou exposição.

Motivos pelos quais são escalas pouco vistas;
Preço dos modelos;
Os mesmos foram montados por terceiros;
Não se dá o valor a peças pequenas quando em exposição ( facto contrariado este ano em Torrent existia um lote muito bom de miniaturas 1/43 );
Os modelistas não se dão ao trabalho de os levar ás exposições;

Para mim o que conta é o modelista que se dane as escalas, nem todos estamos casados com mulheres iguais porque raio havemos de realizar tudo nas mesmas escalas.
Abraços Paulo Duarte
raio do pelo debaixo do verniz
Responder