[1:18]Capri RS do juhha

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Responder
juhha
Registado: segunda mar 17, 2008 9:12 pm

[1:18]Capri RS do juhha

Mensagem por juhha »

Caros amigos, este vai ser o meu primeiro carro que vou fazer. Obviamente que não o vou fazer sozinho, visto não possuir nem a sabedoria, nem o material necessário.

Imagem

Vou começar pelo porquê de fazer este carro e não outro. Este carro, foi o carro que participei num campeonato online. O Campeonato GTL bSkilled | R4,(clicar para aceder à pagina do campeonato) baseado no simulador GTLegends da Simbin. Foi o primeiro campeonato de pista completo que fiz e fiquei em 4º do GTC-76, precisamente com este carro. Foi um campeonato com altos e baixos, mas que me diverti bastante. De notar que estes campeonatos são disputados como um campenato real. Inscrições, licenças, prémios, director de prova, comissários, press releases.(clicar para exemplo) Por acaso consegui arranjar patrocinadores e gostaria de lhes dar, quando acabar o carro, uma foto do mesmo. Não o carro, obviamente... :mrgreen:

Agora que estou ligado ao modelismo, resolvi experimentar fazer um. Vou começar pelo mais fácil. Aproveitar um carro já feito, e fazer apenas a decoração.

Para já, consegui(mos) arrancar todo o plástico do carro(sem estragar quase nada :mrgreen: ), para eu começar a tirar as medidas por causa dos decalques. Ainda não sei como os vou fazer. Se em decalque, se em vinil, se em vinil impresso, se em fundo de vinil e por cima decalque... Já experimentei pôr vinil em cima do carro e não se nota de todo o relevo. Amanhã vou experimentar com vinil impresso.

Já alguém fez em vinil e depois aplicou verniz? Como ficou?

Para já o carro está assim:

Imagem

Já escolhi as cores. Vão ser o dourado metalizado 55900 e o azul metalizado 53990 da MOTIP. Depois de fazer todos os decalques, sai decapagem ao bicho!

Primeira dúvida: no vidro da frente, tem um decalque, que depois levou um verniz por cima. Há maneira de tirar aquilo sem estragar o vidro? Se não, vou ter de lhe chapar um vinil branco por cima. Ou mesmo pintar aquilo de branco e depois meto-lhe um decalque por cima, para não engrossar mais aquilo. :?
Imagem
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Re: [1:18]Capri RS do juhha

Mensagem por borntobedevil »

Vinil com verniz por cima não te esqueças que será melhor verniz aclílico, pois o sintético é capaz de te derreter o vinil. Penso eu de que.. :D

Quanto ao decalque no vidro nunca me surgiu essa situação, mas alguém te vai dizer qualquer coisa.

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
ProfeSM
Registado: segunda mai 24, 2004 5:55 pm
Contacto:

Mensagem por ProfeSM »

:D Boas Juhha
Que grande trabalho, é pena estragares um base que me parece bastante boa. Vamos seguir este progresso com atenção redobrada. Bom progresso e um abraço do ProfeSM.
FSousa
Registado: segunda set 29, 2008 2:58 pm

Mensagem por FSousa »

Olá Juhha, embora não sabendo qual o fabricante dessa miniatura nem que tipo de plástico e dado que vais utilizar tintas da Motip é conveniente teres cuidado pois essa tinta costuma reagir com o plástico da Heller, Tamiya e reage levemente com os Scalectrix.
O que tenho feito é dar umas demãos muito leves de primário da marca KEEN, podes comprar no “Coelho” frente aos “amarelos”.
Mas antes deves experimentar no capô ou tejadilho por dentro da miniatura para ver se há reacção do plástico.
Para retirar a tinta nos Scalectrix usei álcool industrial de cor azulada que podes comprar numa loja de ferragens, mas experimenta sempre antes.
Quanto ao decalque do vidro eu retiro com um bisturi de cirurgia com a lamina 15 (acho eu, mas há vários tipos de lâminas), comprei estes bisturis em frente á Câmara no Pinto, não uso X-atos, mas cuidado que aquilo corta...
Se for decalque tenta levantar com o bisturi, se for “tampografia” (já pintado no vidro) eu “raspo” com a lâmina até sair a tinta, claro que depois faço o decalque um pouco maior de modo a tapar o que raspei.
Espero ter ajudado.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

FSousa Escreveu:se for “tampografia” (já pintado no vidro) eu “raspo” com a lâmina até sair a tinta, claro que depois faço o decalque um pouco maior de modo a tapar o que raspei.
As tampografias podem ser tiradas com massa de polir e bastante paciência. Tem a enorme vantagem de não se notar nada nos "vidros", depois de feita a operação.

Também espero ter ajudado

Art
juhha
Registado: segunda mar 17, 2008 9:12 pm

Mensagem por juhha »

Obrigado pelas dicas.

Fernando, o carro é da minichamps e é em metal. Eu ainda ando a testar como vou fazer as decorações. É na base de tentativa e erro, por isso ainda não passei para a fase de decapagem propriamente dita... Mas sei que estas tintas MOTIP, aderem muito bem a este material. Já comprei a lata de azul e agora estou à espera que chegue ao Coelho a lata de dourado. Está a demorar um bocado.

Art, o pára brisas é em tampografia e vou experimentar a tua técnica. Se não der, passo para a do Fernando. Algumas perguntitas: Que massa de polir usas? Pode ser qualquer uma? Como a aplicas?
Imagem
FSousa
Registado: segunda set 29, 2008 2:58 pm

Mensagem por FSousa »

juhha Escreveu:Obrigado pelas dicas.

Fernando, o carro é da minichamps e é em metal. Eu ainda ando a testar como vou fazer as decorações. É na base de tentativa e erro, por isso ainda não passei para a fase de decapagem propriamente dita... Mas sei que estas tintas MOTIP, aderem muito bem a este material. Já comprei a lata de azul e agora estou à espera que chegue ao Coelho a lata de dourado. Está a demorar um bocado.

Art, o pára brisas é em tampografia e vou experimentar a tua técnica. Se não der, passo para a do Fernando. Algumas perguntitas: Que massa de polir usas? Pode ser qualquer uma? Como a aplicas?
As tintas Mtip são excelentes para metal, já pintei muitos Minichamps com essa tinta, só tens que lixar e lavar bem (lava com Ciff que é abrasivo), mas cuidado que ao isolar as faixas com fita isoladora tem tendência a "descascar".
Bom trabalho.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

As tintas Motip são óptimas para metal, confirmo o que diz o Fernando.

Quanto à massa de polir, usa uma mais "grossa", para tampografias mais "resistentes", ou mais "fina", para trabalhos mais delicados.
Eu aplico com um cotonete, ou com uma haste metática envolvida em algodão.

Com paciência, o resultado fica excelente.

Art
Responder