Toyota Celica TWIn Turbo 1984
Toyota Celica TWIn Turbo 1984
Viva
Comecei à poucos dias o Toyota Celica 1/24 que correu no rally de portugal de 1984. Trata-se de uma cópia de um kit Saktsu. Tenho o "corpo" do carro e pouco mais. o resto vai sendo construido do zero. Mas como se trata de um grupo b sem o motor à vista, talvez seja mais fácil a construcção. Tenho uma folha de decalques da Studio27 (para a versão safari) mas vou fazer muitos dos decalques que faltam.
Já dei a cor de base branca e preparo-me para isolar tudo para pintar a faixa vermelha. As duvidas começam aqui:
1- que vermelho?
2- no tejadilho, pareçe que o carro tinha publicidade Correio da Manha, o selo de verificação e mais alguma coisa atrás??!! Alguém tem melhores fotos que estas que aqui ponho?
3- Gosto de fazer as versões de asfalto, neste caso da ronda de Sintra, pois os carros estão mais baixos. Alguem faz ideia onde posso arranjar umas jantes iguais às das fotos?
Comecei à poucos dias o Toyota Celica 1/24 que correu no rally de portugal de 1984. Trata-se de uma cópia de um kit Saktsu. Tenho o "corpo" do carro e pouco mais. o resto vai sendo construido do zero. Mas como se trata de um grupo b sem o motor à vista, talvez seja mais fácil a construcção. Tenho uma folha de decalques da Studio27 (para a versão safari) mas vou fazer muitos dos decalques que faltam.
Já dei a cor de base branca e preparo-me para isolar tudo para pintar a faixa vermelha. As duvidas começam aqui:
1- que vermelho?
2- no tejadilho, pareçe que o carro tinha publicidade Correio da Manha, o selo de verificação e mais alguma coisa atrás??!! Alguém tem melhores fotos que estas que aqui ponho?
3- Gosto de fazer as versões de asfalto, neste caso da ronda de Sintra, pois os carros estão mais baixos. Alguem faz ideia onde posso arranjar umas jantes iguais às das fotos?
- Anexos
-
- carroçaria + folha Studio27
- HPIM3529.JPG (110.88 KiB) Visto 6322 vezes
-
- cor base frente
- HPIM3600.JPG (56.43 KiB) Visto 6315 vezes
-
- cor base trás
- HPIM3601.JPG (53.44 KiB) Visto 6311 vezes
-
- rally portugal 84 A
- jkankkunen001-portugal1984.jpg (50.53 KiB) Visto 6312 vezes
-
- rally portugal 84 B
- KKK84.jpg (81.89 KiB) Visto 6309 vezes
-
- duvida da jante
- KKK84b.jpg (14.84 KiB) Visto 6304 vezes
-
- duvida tejadilho
- ng1010627b.jpg (36.75 KiB) Visto 6304 vezes
Re: Toyota Celica TWIn Turbo 1984
Caro amigo, no tejadilho junto aos vidros da frente e traseira é o log do correio da manhã com a diferença de que o de trás terá um rebôrdo muito fino a branco (o logotipo é o mesmo do jornal de hoje em dia), junto à coluna da porta do piloto o logotipo penso que será o mesmo que a placa de rali, mas em tamanho mais reduzido ( para 1/24 será aproximadamente 7X3mm).
Quanto ao vermelho, não te guies pelas fotos pois "já fui enganado", há muitas variações de tonalidades, tenta ver uma referência de um outro modelo da mesma marca (toyota).
É um modelo que um dia gostaria de fazer...
FSousa.
Quanto ao vermelho, não te guies pelas fotos pois "já fui enganado", há muitas variações de tonalidades, tenta ver uma referência de um outro modelo da mesma marca (toyota).
É um modelo que um dia gostaria de fazer...
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...
- borntobedevil
- Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm
Parabéns, grande projecto e grande Toyota
As jantes acho que vai ser difícil!!! O vermelho, por comparação com um catalógo actual da Toyota chegas lá, pois o vermelho usado ainda é o mesmo desde essa altura.
Devil
As jantes acho que vai ser difícil!!! O vermelho, por comparação com um catalógo actual da Toyota chegas lá, pois o vermelho usado ainda é o mesmo desde essa altura.
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
- Caracol_kitado
- Registado: quinta jul 26, 2007 8:56 pm
Para teres uma ideia do tom de vermelho podes ver este restauro de um celica do Bjorn Waldegard igual a esse: http://www.mat.fi/n_index.php?nav=galle ... otc35&g=13

já sabia desse projecto pelo Pedro.
Também gostaria de fazer precisamente a versão que te propões.
Vermelho TS 8?
Não veio as jantes de terra?
Em caso de ausência das outras tb fica bem.
Abraço
Também gostaria de fazer precisamente a versão que te propões.
Vermelho TS 8?
Não veio as jantes de terra?
Em caso de ausência das outras tb fica bem.
Abraço
Ora aqui está, para variar, um modelo de uma temática militar
Sem brincadeiras, esse carro ficava melhor com as especificações de terra (terreno onde o carro era um pouco menos mau do que no asfalto
).
Dada a dificuldade em conseguir as jantes de asfalto, será de fazer a versão terra...
Atenção aos decalques SG na parte lateral.
A cor e a encarnada "sangue de boi", ou "Italian Red", à confiança.
bom trabalho
Art
Sem brincadeiras, esse carro ficava melhor com as especificações de terra (terreno onde o carro era um pouco menos mau do que no asfalto
Dada a dificuldade em conseguir as jantes de asfalto, será de fazer a versão terra...
Atenção aos decalques SG na parte lateral.
A cor e a encarnada "sangue de boi", ou "Italian Red", à confiança.
bom trabalho
Art
Obrigado pelos conselhos. Acabei por optar pelo X-7 da tamiya e acho que não fica nada mal. Carroçaria foi isolada e a faixa pintada a aerografo. Como a tinta estava um pouco espessa, ficou um pouco do tipo casca de laranja. Assim que secar bem, vou passar uma lixa 1200 e talvez um pouco de polish. existe uma faixa preta a delimitar o vermelho mas acho que faço-a em decalque. Os logotipos tambêm já estão. falta imprimir. Ainda tenho umas duvidas acerca do tejadilho mas parece que os dois autocolantes do correio da manha são iguais.
- Anexos
-
- faixa vermelha
- HPIM3608.JPG (66.11 KiB) Visto 6069 vezes
-
- faixa vermelha 2
- HPIM3609.JPG (63.82 KiB) Visto 6067 vezes
-
- decalques
- corel.jpg (42.34 KiB) Visto 6060 vezes
Os logos do Correio da Manhã são do mesmo tamanho, mas o traseiro tem uma fina bordadura branca.
As faixas verdes das placas "Vinho Porto Wine" estão um pouco altas.
Os "Duckhams" parecem-me que estão com uma letra só um pouco fina, mas também pode ser da imagem.
Como também vectorizo decalques, peço desculpas pela "picuinhice". De resto, estão muito bem os desenhos.
A cor das faixas encarnadas está "no ponto".
Parece vir a ser um excelente trabalho. Força com isso.
Art
As faixas verdes das placas "Vinho Porto Wine" estão um pouco altas.
Os "Duckhams" parecem-me que estão com uma letra só um pouco fina, mas também pode ser da imagem.
Como também vectorizo decalques, peço desculpas pela "picuinhice". De resto, estão muito bem os desenhos.
A cor das faixas encarnadas está "no ponto".
Parece vir a ser um excelente trabalho. Força com isso.
Art
- borntobedevil
- Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm
Estou a gostar por duas coisas...
Porque acho que está realmente a ficar bom!
Porque o Art diz que um Toyota vai ficar bem!
Devil
Porque acho que está realmente a ficar bom!
Porque o Art diz que um Toyota vai ficar bem!
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Obrigado Art pelas "dicas". Vou corrigir ainda os decalques "Home made". Entretanto, já apliquei os decalques que vinham na folha da Studio27. Não aproveitei todos, pois esta destina-se para a versão Safari. Vou aplicar o resto dos decalques de seguida, verniz e sáo depois os pretos mate e acetinado.
- Anexos
-
- lado com decalques studio27
- vvv.JPG (98.83 KiB) Visto 5949 vezes
-
- frente com decalques studio27
- bbbb3.JPG (111.1 KiB) Visto 5948 vezes
GRANDE TRABALHO
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista 
- Caracol_kitado
- Registado: quinta jul 26, 2007 8:56 pm
Esse celica está ficar muito bom! Estima bem esse toyota!
Já agora Art e que tal um tutorial sobre vectorização de decalques. É que eu (e penso que muitos de nós) não percebo quase nada de corel draw ou photoshop, só o mais básico mesmo. E tenho uns quantos decalques para fazer para uma prancha de surf e para o pão de forma.

Nem fales ao ART em Corel Draw... isso é para PC'sCaracol_kitado Escreveu:Esse celica está ficar muito bom! Estima bem esse toyota!Já agora Art e que tal um tutorial sobre vectorização de decalques. É que eu (e penso que muitos de nós) não percebo quase nada de corel draw ou photoshop, só o mais básico mesmo. E tenho uns quantos decalques para fazer para uma prancha de surf e para o pão de forma.
Um abraço
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista 
Pega no teu ToyotaCaracol_kitado Escreveu: Já agora Art e que tal um tutorial sobre vectorização de decalques.
E o Adolfo tem razão: Corel Draw para Mac não vale nadinha. Trabalho com o Freehand (não vale nadinha para PC) e, devido a um projecto que tenho entre mãos, em Illustrator (porque os meus "sócios" têm electrodomésticos, em vez de computadores
Para além deste pormenor, o Adolfo também faz um resumo das vantagens da vectorização.
Art
Bem, posso falar da minha experiência: começei por desenhar os decalques no Word (acreditem) ensinado pela minha mulher que é um ás no Word art. Mas como importava muitos logotipos já feitos num formato estranho(EPS), arranjei o corel 8, o qual ainda uso e penso que chega perfeitamente para aquilo que faço.
Como faço modelos dos anos 80 tenho dificuldade em arranjar logotipos já prontos mas em 80% das situações consigo-me safar.
Por vezes quando os logotipos são antigos e existem poucas fotos de referência aí confesso ainda ter muito dificuldade pois não domino a "vectorização".
Ás vezes tenho o logotipo scaneado de uma revista, passo para o programa de desenho e tento sobrepondo, construir por cima, utilizando as formas disponiveis do Corel.
Por isso , vou tentar aparecer em Beja e aprender mais com os mestres.
Mas seja qual o programa ou método, o importante é tentar, trocar experiências, e ir aprendendo com os outros.
Como faço modelos dos anos 80 tenho dificuldade em arranjar logotipos já prontos mas em 80% das situações consigo-me safar.
Por vezes quando os logotipos são antigos e existem poucas fotos de referência aí confesso ainda ter muito dificuldade pois não domino a "vectorização".
Ás vezes tenho o logotipo scaneado de uma revista, passo para o programa de desenho e tento sobrepondo, construir por cima, utilizando as formas disponiveis do Corel.
Por isso , vou tentar aparecer em Beja e aprender mais com os mestres.
Mas seja qual o programa ou método, o importante é tentar, trocar experiências, e ir aprendendo com os outros.