Toyota Celica TWIn Turbo 1984

Partilha aqui os teus dotes de modelista
vic98auto
Registado: terça ago 23, 2005 4:45 pm

Toyota Celica TWIn Turbo 1984

Mensagem por vic98auto »

Viva

Comecei à poucos dias o Toyota Celica 1/24 que correu no rally de portugal de 1984. Trata-se de uma cópia de um kit Saktsu. Tenho o "corpo" do carro e pouco mais. o resto vai sendo construido do zero. Mas como se trata de um grupo b sem o motor à vista, talvez seja mais fácil a construcção. Tenho uma folha de decalques da Studio27 (para a versão safari) mas vou fazer muitos dos decalques que faltam.

Já dei a cor de base branca e preparo-me para isolar tudo para pintar a faixa vermelha. As duvidas começam aqui:

1- que vermelho?

2- no tejadilho, pareçe que o carro tinha publicidade Correio da Manha, o selo de verificação e mais alguma coisa atrás??!! Alguém tem melhores fotos que estas que aqui ponho?

3- Gosto de fazer as versões de asfalto, neste caso da ronda de Sintra, pois os carros estão mais baixos. Alguem faz ideia onde posso arranjar umas jantes iguais às das fotos?
Anexos
carroçaria + folha Studio27
carroçaria + folha Studio27
HPIM3529.JPG (110.88 KiB) Visto 6321 vezes
cor base frente
cor base frente
HPIM3600.JPG (56.43 KiB) Visto 6314 vezes
cor base trás
cor base trás
HPIM3601.JPG (53.44 KiB) Visto 6310 vezes
rally portugal 84 A
rally portugal 84 A
jkankkunen001-portugal1984.jpg (50.53 KiB) Visto 6311 vezes
rally portugal 84 B
rally portugal 84 B
KKK84.jpg (81.89 KiB) Visto 6308 vezes
duvida da jante
duvida da jante
KKK84b.jpg (14.84 KiB) Visto 6303 vezes
duvida tejadilho
duvida tejadilho
ng1010627b.jpg (36.75 KiB) Visto 6303 vezes
FSousa
Registado: segunda set 29, 2008 2:58 pm

Re: Toyota Celica TWIn Turbo 1984

Mensagem por FSousa »

Caro amigo, no tejadilho junto aos vidros da frente e traseira é o log do correio da manhã com a diferença de que o de trás terá um rebôrdo muito fino a branco (o logotipo é o mesmo do jornal de hoje em dia), junto à coluna da porta do piloto o logotipo penso que será o mesmo que a placa de rali, mas em tamanho mais reduzido ( para 1/24 será aproximadamente 7X3mm).
Quanto ao vermelho, não te guies pelas fotos pois "já fui enganado", há muitas variações de tonalidades, tenta ver uma referência de um outro modelo da mesma marca (toyota).
É um modelo que um dia gostaria de fazer...
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Mensagem por borntobedevil »

Parabéns, grande projecto e grande Toyota =D>

As jantes acho que vai ser difícil!!! O vermelho, por comparação com um catalógo actual da Toyota chegas lá, pois o vermelho usado ainda é o mesmo desde essa altura.

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Caracol_kitado
Registado: quinta jul 26, 2007 8:56 pm

Mensagem por Caracol_kitado »

Para teres uma ideia do tom de vermelho podes ver este restauro de um celica do Bjorn Waldegard igual a esse: http://www.mat.fi/n_index.php?nav=galle ... otc35&g=13
ImagemImagem
lucas
Registado: terça mar 16, 2004 12:42 pm

Mensagem por lucas »

já sabia desse projecto pelo Pedro.
Também gostaria de fazer precisamente a versão que te propões.
Vermelho TS 8?
Não veio as jantes de terra?
Em caso de ausência das outras tb fica bem.
Abraço
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

Ora aqui está, para variar, um modelo de uma temática militar :twisted: :twisted: :twisted:

Sem brincadeiras, esse carro ficava melhor com as especificações de terra (terreno onde o carro era um pouco menos mau do que no asfalto :twisted: ).
Dada a dificuldade em conseguir as jantes de asfalto, será de fazer a versão terra...

Atenção aos decalques SG na parte lateral.

A cor e a encarnada "sangue de boi", ou "Italian Red", à confiança.

bom trabalho

Art
vic98auto

Mensagem por vic98auto »

Obrigado pelos conselhos. Acabei por optar pelo X-7 da tamiya e acho que não fica nada mal. Carroçaria foi isolada e a faixa pintada a aerografo. Como a tinta estava um pouco espessa, ficou um pouco do tipo casca de laranja. Assim que secar bem, vou passar uma lixa 1200 e talvez um pouco de polish. existe uma faixa preta a delimitar o vermelho mas acho que faço-a em decalque. Os logotipos tambêm já estão. falta imprimir. Ainda tenho umas duvidas acerca do tejadilho mas parece que os dois autocolantes do correio da manha são iguais.
Anexos
faixa vermelha
faixa vermelha
HPIM3608.JPG (66.11 KiB) Visto 6068 vezes
faixa vermelha 2
faixa vermelha 2
HPIM3609.JPG (63.82 KiB) Visto 6066 vezes
decalques
decalques
corel.jpg (42.34 KiB) Visto 6059 vezes
art

Mensagem por art »

Os logos do Correio da Manhã são do mesmo tamanho, mas o traseiro tem uma fina bordadura branca.

As faixas verdes das placas "Vinho Porto Wine" estão um pouco altas.

Os "Duckhams" parecem-me que estão com uma letra só um pouco fina, mas também pode ser da imagem.

Como também vectorizo decalques, peço desculpas pela "picuinhice". De resto, estão muito bem os desenhos.

A cor das faixas encarnadas está "no ponto".

Parece vir a ser um excelente trabalho. Força com isso.

Art
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Mensagem por borntobedevil »

Estou a gostar por duas coisas...

Porque acho que está realmente a ficar bom! =D>

Porque o Art diz que um Toyota vai ficar bem! :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
vic98auto

Mensagem por vic98auto »

Obrigado Art pelas "dicas". Vou corrigir ainda os decalques "Home made". Entretanto, já apliquei os decalques que vinham na folha da Studio27. Não aproveitei todos, pois esta destina-se para a versão Safari. Vou aplicar o resto dos decalques de seguida, verniz e sáo depois os pretos mate e acetinado.
Anexos
lado com decalques studio27
lado com decalques studio27
vvv.JPG (98.83 KiB) Visto 5948 vezes
frente com decalques studio27
frente com decalques studio27
bbbb3.JPG (111.1 KiB) Visto 5947 vezes
Adolfo
Registado: quinta fev 14, 2008 11:42 am

Mensagem por Adolfo »

GRANDE TRABALHO
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)
Caracol_kitado
Registado: quinta jul 26, 2007 8:56 pm

Mensagem por Caracol_kitado »

Esse celica está ficar muito bom! Estima bem esse toyota! :D Já agora Art e que tal um tutorial sobre vectorização de decalques. É que eu (e penso que muitos de nós) não percebo quase nada de corel draw ou photoshop, só o mais básico mesmo. E tenho uns quantos decalques para fazer para uma prancha de surf e para o pão de forma.
ImagemImagem
Adolfo
Registado: quinta fev 14, 2008 11:42 am

Mensagem por Adolfo »

Caracol_kitado Escreveu:Esse celica está ficar muito bom! Estima bem esse toyota! :D Já agora Art e que tal um tutorial sobre vectorização de decalques. É que eu (e penso que muitos de nós) não percebo quase nada de corel draw ou photoshop, só o mais básico mesmo. E tenho uns quantos decalques para fazer para uma prancha de surf e para o pão de forma.
Nem fales ao ART em Corel Draw... isso é para PC's :), mas ok cá vai umas dicas... se souberes escrever no photoshop, também sabes escrever no Ilustrator, ou até mesmo no Corel, a diferença é que em programas vectorias (Ilustrator - Corel) as letras saiem "direitinhas" e não "ratadas ou aos quadrados" como noutro programa, logo o produto final é muito melhor, já para não falar que podes pegar no desenho/letras e depois fazeres com o tamanho que quiseres sem perderes qualidade, é como modelar, vai-se lá com a práctica, eu derivado a profissão, já tenho uns anos disto, mas ainda não fiz declaques caseiros :(, quem sabe um dia meta mãos á obra :)
Um abraço
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)
art

Mensagem por art »

Caracol_kitado Escreveu: Já agora Art e que tal um tutorial sobre vectorização de decalques.
Pega no teu Toyota :D e vai até Beja! O meu "workshop" (em conjunto com o João) vai incidir muito nessa parte. Vou mostrar os decalques que fiz para modelos que vão estar em exposição.

E o Adolfo tem razão: Corel Draw para Mac não vale nadinha. Trabalho com o Freehand (não vale nadinha para PC) e, devido a um projecto que tenho entre mãos, em Illustrator (porque os meus "sócios" têm electrodomésticos, em vez de computadores :D :D :D ).
Para além deste pormenor, o Adolfo também faz um resumo das vantagens da vectorização.

Art
vic98auto

Mensagem por vic98auto »

Bem, posso falar da minha experiência: começei por desenhar os decalques no Word (acreditem) ensinado pela minha mulher que é um ás no Word art. Mas como importava muitos logotipos já feitos num formato estranho(EPS), arranjei o corel 8, o qual ainda uso e penso que chega perfeitamente para aquilo que faço.
Como faço modelos dos anos 80 tenho dificuldade em arranjar logotipos já prontos mas em 80% das situações consigo-me safar.
Por vezes quando os logotipos são antigos e existem poucas fotos de referência aí confesso ainda ter muito dificuldade pois não domino a "vectorização".
Ás vezes tenho o logotipo scaneado de uma revista, passo para o programa de desenho e tento sobrepondo, construir por cima, utilizando as formas disponiveis do Corel.
Por isso , vou tentar aparecer em Beja e aprender mais com os mestres.
Mas seja qual o programa ou método, o importante é tentar, trocar experiências, e ir aprendendo com os outros.
Responder