Audi R10 TDI Le Mans winner (2006)

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Responder
BourdonPT
Registado: terça fev 17, 2009 10:46 pm

Audi R10 TDI Le Mans winner (2006)

Mensagem por BourdonPT »

Olá meus caros amigos modelistas, principalmente amigos do plástico 1:24...

Vou fazer deste tópico como que um diário de bordo de todas as etapas deste meu projecto. Projecto este que será montar e detalhar o máximo possível um Audi R10 TDI à escala 1:24 da Revell. Contudo gostaria de vos pedir, Mestres do Modelismo estático, umas pequenas dicas conforme vou progredindo neste meu 2° trabalho. Não é a minha temática preferida, mas irá ser um projecto com duas finalidades, em primeiro lugar, acho que ao detalhar o carro ao máximo vou aprender umas coisitas para estar apto para começar posteriormente no meu "Pequeno, Grande" projecto apresentado numa outra àrea deste fórum. E em segundo lugar, irá ser um presente para o pai da minha namorada, que é um "Alemão curtido" e obviamente um amante da Audi. E coleccionador de miniaturas automóveis.

Irei postar todas, todas, todinhas as etapas da construcção deste modelo, como tal postarei já hoje a primeira parte do projecto.

Começo com a abertura da caixa e exame detalhado às peças para ver se está tudo nas devidas condições ( :D ):
Parts...
Parts...
SDC10445 (Small).JPG (52.59 KiB) Visto 5612 vezes
Logo depois de destacar as primeiras peças comecei por "desbastar" as irregularidades criadas na injecção do plástico nos moldes. (bastantes até, como se pode ver nas fotos.)
Left Side Motor
Left Side Motor
SDC10460 (Small).JPG (19.56 KiB) Visto 5612 vezes
(P.S.: Ainda não acabei o desbaste... Amanhã deve chegar o resto do material para continuar, (lima minuscula, Lupa c/ pinças, e diversos tipos de lixa))

Mais uma foto para verem a quantidade que ainda me falta desbastar para ficar um trabalho razoável.
(Conjunto das 3 peças do lado esquerdo estão ainda "virgens", Peças da direita, têm apenas uma "demão" de x-acto. :wink: )
Both Motor parts.
Both Motor parts.
SDC10470 (Small).JPG (24.14 KiB) Visto 5612 vezes
Foto ao manual:
Manual
Manual
SDC10478 (Small).JPG (40.38 KiB) Visto 5612 vezes
Para verem como sou um puto organizado deixo aqui uma foto da minha arrumaçao do material enquanto espero pelo resto do material... (:D)
Arrumação
Arrumação
SDC10483 (Small).JPG (24.34 KiB) Visto 5612 vezes
---

Seguem agora as minhas dúvidas:

- Como sabem, sou ainda muito verdinho nestas andanças, gostava que me dessem umas dicas em relação a pintura das peças neste primeiro passo, se for uma gajo com sorte amanha devem chegar as peças que faltam no meu aérografo, devo pintar estas peças minúsculas com o aérografo?

- Devo usar "Primário" na pintura destas peças ou chegam apenas 2 "demãos" com a tinta?

- Com que tintas obtenho melhores resultados? Acrílicas, Enamel, etc?

- Posso usar qualquer tipo de tinta no aérografo que comprei? (Revell "Standard Class" salvo erro)

- Como posso fazer, ou adquirir qualquer coisa que represente fibra de carbono? visto que a tampa superior deste motor é feita em carbono, segundo imagens que encontrei no google, e cujo respectivo set de "decals" traz apenas o logo da Audi. (falha da Revell) ( :( :( )

---

Um imenso obrigado desde já.

Sem mais de momento,

Nuno "puto emigrante" Leal
Marco
Registado: quinta fev 05, 2004 11:00 pm

Re: Audi R10 TDI Le Mans winner (2006)

Mensagem por Marco »

Peças de motor e interiores, não uso primário e só levam uma mão...

Mas isto sou eu :)

Boa sorte com isso.

Marco
BourdonPT

Mensagem por BourdonPT »

Marco, Obrigado desde já...

Já agora, pintas com aérografo, pincel ou spray? essas pequenas peças?

Abraço
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Mensagem por borntobedevil »

Nuno,

1 - Eu dou primário em tudo e uso os Tamyia em spray (branco ou cinza)

2- Tintas uso acrílicas, mas para as peças metalicas do motor e cromados uso as Alclad II

3- Tenho um aerografo Revell, mas o master class, e aceita todo o tipo de tintas, o teu também deve aceitar, a única coisa que tens que ter cuidado é com a limpesa, mas isso é com qualquer marca de aerografo.

4- Para imitares carbono há decalques, eu uso os Scale Motorsport, mas há várias marcas. Também podes tentar fazer uma imitação pintanto as tampas com uma base cinza, depois colocas uma meia de vidro por cima e pintas o preto.

Gostei da tua teoria da arrumação, mas acho que te vai passar depressa!!!!! :lol: :lol:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Rui Mendes
Registado: terça dez 02, 2008 2:28 pm

Mensagem por Rui Mendes »

Olá
Não gostaria de ser eu a dar-te as menos boas notícias, mas talvez a revell não tenha sido a melhor escolha para um projecto mesmo muito detalhado :doubt: .
Como já foi dito anteriormente, os decalques da scalemotorspor são mesmo muito bons mas se fosse eu e ainda por cima sendo para pintar no interior, acho que me ficava pelo preto semi-brilhante ou então usava uma mistura 10% prata+90% preto e não tinha muitas preocupações com redes nem padrões, volto a frisar, nesta area em particular.
Quanto às peças do motor, colo todas as peças que levam a mesma cor e pinto com aerografo detalhando com pincel à posteriori.
Continuação de bom trabalho e se fores sempre assim arrumadinho serás um exemplo para muitos de nós :lol: :lol: :lol:
O modelismo para mim não tem segredos. Tem é muitas técnicas desconhecidas...
nuno22467
Registado: segunda fev 19, 2007 10:29 pm

Mensagem por nuno22467 »

Viva,
Também tenho esse modelo na lista de convocados para 2009. :D
Não vou acrescentar muito ao que já foi dito, é de facto um kit que exige paciência, no entanto há alguns truques para contornar as dificuldades que a Revell «gosta» de nos colocar, pelo que te deixo a minha sugestão para finalizares as tuas compras:
- Um «upgrade» da Studio 27 - referência FP24112 - em fotogravura (photo-etch, se preferires);
- O alumínio da Audi não tem nada a ver com a ref.99 da Revell, nem do TS-17 da tamiya (em spray). Se vais pintar com aerógrafo, o ideal será usares tinta já preparada da Zero-Paints, muito fácil de pintar.
Mesmo que ainda estejas a aperfeiçoar os teus dotes de modelista, estes artigos não são excessivamente caros e são uma grande ajuda para tornar os pequenos detalhes num vistaço!!!
Boa sorte,
Nuno.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
BourdonPT

Mensagem por BourdonPT »

Olá a todos, antes de mais, quero agradecer a todos no geral, pela ajuda e comentários...

Rui Mendes, tens razão, o kit podia ser melhorzito... mas, como já disse noutro tópico, adquiri este kit como que uma reacção impulsiva do meu cérebro derivada à "pica" que me deu montar o kit anterior. Ou seja, foi mesmo tipo um Puto, hehe... Mas uma vez que o comprei acho que vou monta-lo nem que seja para ganhar traquejo... :D :D :D em relação ao carbono, acho que irei aplicar no motor pelo menos, porque este kit tem por opção, deixar a tampa do motor aberta, logo gostava de reproduzir algum realismo...

nuno22467, Obrigado pelas tuas dicas, já pus o olho nesse upgrade da Studio 27, penso que vou mandar vir. Já agora, onde posso adquirir on-line produtos da Zero-Paints?

---

Hoje procedi à realização dos "next steps"... Há algum progresso, mas há também um acidente de percurso que conto com a ajuda dos "verdadeiros modelistas" para a perda não ser tão grande assim.

Acontece que graças à minha inexperiencia e alguma estupidez e impaciencia à mistura, dei cabo de uma das peças que tenho na 2° foto deste tópico. Como não sou um gajo muito sortudo, hoje ao ver a minha caixa de correiro, reparei que não chegara nenhuma encomenda... encomenda essa que continha as peças para por o meu aérografo a funcionar... Sem aérografo, nem sprays, tentei dar a base na peça referida anteriormente "à lá Artista" com o pincel, mas não gostei do resultado e feito parvo pus a peça em diluente, qual não foi o meu espanto que ao fim de 20 minutos não havia peça nenhuma, o diluente corroeu a peça toda literalmente. Será possivel pedir à Revell apenas uma peça?? Caso não seja, a minha ideia era a partir de algum material recomedado por vós, "SENHORES MODELISTAS" moldar uma peça semelhante, penso que não será muito dificil. A minha questão é... Que materiais devo usar e qual o melhor método.

Coloco agora umas fotos da "fraca" evolução...
SDC10491 (Small).JPG
SDC10491 (Small).JPG (21.61 KiB) Visto 5511 vezes
Step 3 "virgin"
Step 3
Step 3
SDC10494 (Small).JPG (26.37 KiB) Visto 5511 vezes
Step 3 "still virgin"
SDC10495 (Small).JPG
SDC10495 (Small).JPG (20.13 KiB) Visto 5510 vezes
Step 3 já desbastado e pintado, (será que deveria ter usado algum tipo de "massa" para disfarçar um pouco mais a folga entre peças????)
Step 3, desbastado e pintado
Step 3, desbastado e pintado
SDC10506 (Small).JPG (20.48 KiB) Visto 5510 vezes
SDC10502 (Small).JPG
SDC10502 (Small).JPG (21.45 KiB) Visto 5510 vezes
Step 3 completo.
SDC10513 (Small).JPG
SDC10513 (Small).JPG (32.25 KiB) Visto 5510 vezes

O meu muito muito obrigado pela ajuda de todos, espero uma dia saber fazer qualquer coisa sem ajudas, hehe.... :? :?

Obrigado a todos.

Um abraço

Nuno Leal
borntobedevil

Boas Nuno,

A impaciência não é grande amiga dos modelistas!!! :D

Se mandares um mail a Revell, devem em princípio mandar-te a grelha toda das peças que estragaste.
E se como penso são as peças do bloco do motor,´é melhor não as tentares fazer!
Para a próxima pengunta antes de fazer asneira!!!!! :badgrin: :badgrin: :badgrin:

Para disfarçar essas juntas existe uma massa vulgarmente chamada "putty" que resolve isso.

Já agora quando quizeres decapar qualquer pintura que te correu mal utiliza óleo de travões.

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
BourdonPT

Mensagem por BourdonPT »

Ola, obrigado

ja agora, devo mandar o mail para "que" Revell? do pais onde resido? ou internacional?

há alguma loja online onde possa comprar "putty" ??

Abraço e Obrigado..

Nuno Leal
Marco
Registado: quinta fev 05, 2004 11:00 pm

Mensagem por Marco »

Se estiveres a usar tintas acrílicas (que eu recomendo), o alcool é suficiente para tirar a tinta das peças.

O óleo de travões resolve problemas mais bicudos, mas o plástico não fica o mesmo. Parece que endurece qualquer coisa.

Quanto à putty, eu uso desta:

Imagem

baratíssima e dá para 20984332084328 kits :)
borntobedevil

Penso que no site da Revell alemã há uma página para tratar dessas coisas!
Já pedi para lá um CD e chegou a portugal 3 dias depois!

Quanto ao "putty" qualquer loja de modelismo costuma ter, o mais provável é que onde compraste o kit e as tintas também tenha mas mesmo assim fica aqui esta

http://www.modelkits.be/main.php?lang=en

Devil
nuno22467
Registado: segunda fev 19, 2007 10:29 pm

Mensagem por nuno22467 »

BourdonPT Escreveu:...

nuno22467, Obrigado pelas tuas dicas, já pus o olho nesse upgrade da Studio 27, penso que vou mandar vir. Já agora, onde posso adquirir on-line produtos da Zero-Paints?

---
Olá, faz uma visita a http://www.hiroboy.com.
Tem lá tudo o que precisas.
E já sabes, os dois grandes inimigos do estireno são a acetona e o diluente. Feitios... :lol:
Essa metade do bloco derreteu em absoluto? É que rectificando a peça com putty, encaixando-a na outra metade ainda seria possível obter um bloco completo... é que o bloco fica mesmo muito escondido, mal dá para ver...
Abraço,
Nuno.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Responder